Fifa divulga detalhes para sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Catar 2022

Integrante do atual top 7, apenas a Itália ainda não conquistou uma vaga no Mundial

Foto: FIFA

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) publicou, nesta terça-feira (22), detalhes dos procedimentos para o sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022. A entidade máxima do futebol internacional utilizará como orientação o ranking geral de seleções, que está programado para ser divulgado no dia 31 de março. O evento deve acontecer no dia 1 de abril, em Doha, no Catar, a partir das 13h (horário de Brasília).

 

Conforme a Fifa, mais que 90% das seleções participantes – isto é, 29 das 32 – serão conhecidas até o dia do sorteio, e 28 destas serão selecionadas nos potes de 1 a 4 de acordo com o ranking da entidade.

O Catar, país-sede, estará situada na posição A1 do primeiro pote, cujo qual também vai contar com as sete melhores colocadas no ranking que estão classificadas.

Do top 7 em vigência, somente a Itália ainda não está confirmada no Mundial do Catar. Por outro lado, Bélgica, Brasil, França, Argentina, Inglaterra e Espanha já garantiram suas vagas na competição.

O pote secundário terá as seleções das posições 8 à 15 da lista de classificadas. Já o terceiro pote vai contemplar aquelas entre 16° e 23° lugares.

Por fim, o quarto terá as equipes entre a 24ª e 28ª posições, além de três vagas reservadas que vão representar os dois ganhadores dos playoffs intercontinentais e um vencedor dos playoffs europeus.

Nos dias 13 e 14 de junho, os playoffs intercontinentais serão realizados, no Catar, com o representante da Ásia encarando o quito colocado das eliminatórias sul-americanas, atualmente o Peru.

O representante da confederação da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) enfrenta o da Oceania. Do contrário, seleções de uma única confederação serão separadas dentro de cada um dos oito grupos, com exceção das 13 europeias.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário