Fifa e Uefa proíbem a Rússia de disputar a Copa do Mundo do Catar

No último, a Fifa impediu a Rússia de jogar em seu território e de usar símbolos como bandeira e hino

Foto: AFP

Após o COI (Comitê Olímpico Internacional) recomendar às federações de cada modalidade que excluam atletas de Rússia e Belarus de todas as competições internacionais, a FIFA decidiu suspender a Federação de Futebol da Rússia, excluindo o país das Eliminatórias para o Mundial e consequentemente da própria Copa do Mundo do Catar. A decisão, que foi tomada em conjunto com a Uefa, envolve todas as seleções russas, incluindo seleções de base, masculinas e femininas. A Rússia pode recorrer da decisão ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte).

 

Segundo informação do “ge”, as medidas foram tomadas pelo Bureau do Conselho da Fifa, instância da entidade que inclui os presidentes das seis confederações continentais de futebol, e pelo Comitê Executivo da Uefa – órgão que toma todas as decisões mais importantes do futebol europeu. A Uefa também anunciou a rescisão do contrato de patrocínio com a empresa estatal russa Gazprom.

A Rússia disputaria uma partida pela repescagem das Eliminatórias para a Copa no dia 24 de março, contra a Polônia, que se recusava a participar do jogo. A mesma posição era compartilhada por República Tcheca e Suécia, que também se enfrentam pelas Eliminatórias. O vencedor pegaria quem ganhasse entre Rússia e Polônia.

No último, a Fifa impediu a Rússia de jogar em seu território e de usar símbolos como bandeira e hino. Também houve condenações por parte da Associação de Futebol da Inglaterra e da Fifpro, o sindicato mundial de jogadores de futebol.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário