Após perder por 1 a 0 para o Avaí, em Santa Catarina, o Esporte Clube Bahia volta a campo na tarde desta quinta-feira (16), às 15h, contra o invicto Fortaleza, no Centro de Treinamento Ribamar Bezerra, em Maracanaú-CE, pela 5ª (e penúltima) rodada da 2ª fase do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. O time comandado pelo português Bruno Lopes ocupa a terceira posição do grupo, seis pontos atrás do Fortaleza, e empatado com o Avaí, que é o vice-líder levando a melhor no critério dos gols marcados.
O goleiro Júnior retorna ao time, enquanto o lateral Dudu e o atacante Riquelme, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, não jogam. A partida será exibida na CBF TV e retransmitida no Sócio Digital.
O Campeonato Brasileiro de Aspirantes iniciou com dois grupos com oito equipes cada, sendo que os quatro melhores de cada grupo avançaram para a segunda fase, quando as equipes foram divididas em dois quadrangulares. O 1º e o 2º colocados de cada quadrangular passam para a terceira fase, que será no sistema de mata-mata, com os jogos nos dias 3 e 10 de outubro. As finais serão nos dias 17 e 24 de outubro. Poderão participar da competição os jogadores nascidos a partir de 1998, sendo permitida a utilização de até quatro jogadores com idade superior a 23 anos. A CBF determina, ainda, que no máximo oito jogadores nascidos a partir de 2002 sejam utilizados.