O Esporte Clube Vitória entrou em campo na noite desta quarta-feira pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B amargando um jejum de sete jogos sem vencer na temporada (contra as duas partidas contra o Grêmio pela Copa do Brasil) e em situação delicada na tabela de classificação da Segundona, ocupando a 18ª colocação e sem possibilidade de sair da zona de rebaixamento nesta rodada por conta do triunfo do Cruzeiro sobre o Náutico ontem, porém, independente, o Leão precisava vencer para não se complicar ainda mais, afinal, o adversário era um concorrente direto, o Vila Nova, que entrou em campo na porta do Z4 três pontos a mais que o time baiano.
Após 90 minutos de um jogo movimentado e equilibrado no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, Vila Nova e Vitória ficaram apenas num empate amargo sem gols, resultado que não ajuda nenhuma das duas equipes, além disso, mantém o jejum do Rubro-Negro atuando como visitante sem vencer um jogo sequer, e também o jejum do Vila que ainda não venceu atuando no seu estádio.
O Leão permanece na 18ª colocação com 16 pontos, três pontos abaixo da Ponte Preta, que é o porteiro do Z4 com 19 pontos, e também 3 pontos abaixo do Vila Nova que aparece na 15ª colocação. Na próxima rodada, mesmo vencendo e os concorrentes perdendo, o Rubro-Negro não deixa o Z4 por conta do critério de desempate do número de triunfos.
Os times fizeram um primeiro tempo aberto e com boas chances dos dois lados. Com mais posse de bola, o Vila Nova assustaram logo aos 5 minutos, quando Henan cabeceou com perigo e obrigou Lucas Arcanjo a fazer grande defesa. Depois, foi a vez de Kelvin e Xandão arriscarem em chutes de longe. Mas a grande chance foi aos 34 minutos com Henan, que chutou na pequena área e Lucas Arcanjo salvou com o pé. Do outro lado, o Leão, que teve maior dificuldade para criar jogadas, também chegou. Gabriel Bispo arriscou com perigo de longe, assim como Fernando Neto. A melhor chance aconteceu aos 33 minutos, quando Marcinho cruzou, e Samuel passou da bola com o goleiro já vencido no lance.
No segundo tempo, o jogo seguiu aberto e equilibrado, com os times buscando o gol. O Vila Nova quase marcou um golaço com Dudu em chute de fora da área. O Vitória tentou pressionar, mas encontrou muita dificuldade na criação de jogadas.
O Esporte Clube Vitória abre o returno do Campeonato Brasileiro da Série B no próximo sábado (21), enfrentando o Guarani-SP, às 16h30, no Estádio Manoel Barradas. Já o Vila Nova visita o Botafogo no domingo (22), às 11h, no Estádio Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
VILA NOVA 0 X 0 VITÓRIA
BRASILEIRO DA SÉRIE B (19ª RODADA)
LOCAL: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia (GO)
DATA E HORA: 18/08/2021 (quarta-feira), 19h
ÁRBITRO: Rafael Carlos Salgueiro Lima (AL)
ASSISTENTES: Pedro Jorge Santos de Araújo (AL) e Rondinelle dos Santos Tavares (AL)
VILA NOVA
Georgemy; Lucas Mazetti, Xandão, Renato e Dudu; Moacir, Renan Mota e Willian Formiga; Alesson, Kevin e Henan. Técnico: Hemerson Maria.
VITÓRIA
Lucas Arcanjo; Raul Prata, Wallace, Mateus Moraes e Roberto; Gabriel Bispo, Fernando Neto e Soares; Marcinho, Wesley Pionteck e Samuel. Técnico: Wagner Lopes.