Bahia pode cair até posições na rodada e assumir a portaria do Z4

Bahia segue descendo a ladeira desenfreadamente no Brasileirão

Apenas três jogos abriram a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A neste sábado, sendo que todos já foram concluídos, trazendo como destaque em especial e negativo para o Esporte Clube Bahia que manteve o declínio de forma continuada na tabela de pontuação e já se aproxima da parte perigosa e cinzenta da classificação. Em Porto Alegre, o modesto time do Grêmio (dono do pior ataque da competição e ocupando a vice-lanterna) venceu com tranquilidade o Bahia pelo placar de 2 x 0, e emplacou assim a sua 2ª vitória em sequência. Novo treinador do Esquadrão, o argentino Diego Dabove assistiu ao revés de camarote.

 

Com o triunfo, a equipe gaúcha, que ainda tem um jogo a menos, chegou aos 16 pontos e pulou para a 17ª posição até o complemento da rodada, enquanto o Bahia segue descendo a ladeira desenfreadamente, ainda está na 13ª colocação, com 18 pontos, e o mais grave, ainda pode ser superado por São Paulo, Fluminense e Cuiabá, e passar para a ingrata posição de chefe de portaria do Z4, no entanto, a possibilidade parece remota já que o Cuiabá terá pela frente o Palmeiras, em São Paulo, e o Fluminense o embalado Atlético-MG, líder da competição.

O pior é que o torcedor do Bahia não pode nem torcer por uma derrota do São Paulo, afinal, o time paulista enfrenta justamente o Sport, que é o 18º colocado, com 15 pontos. Portanto, se a equipe pernambucana vencer, o Bahia vai colar de vez no Z4 ficando empatado em número de pontos com o Sport, levando a melhor apenas quando aplicado o critério de desempate do número de triunfos. Quem também pode igualar a pontuação do Bahia é o América-MG, que encara o Bragantino em BH.

O próximo compromisso do Esquadrão é novamente um confronto direto, agora diante do Fluminense, no dia 30 de agosto, fora de casa. Já o Grêmio pega o Corinthians, no sábado, novamente na sua Arena.

Outros dois jogos foram disputados neste sábado. Na abertura 17ª rodada, Atlético-GO e Chapecoense ficaram no 1 a 1, em duelo disputado no Antônio Accioly. Com o resultado, o Dragão chegou aos 24 pontos e pulou momentaneamente para a 6ª posição. Já a Chapecoense segue na lanterna, com seis pontos e ainda sem triunfo. Na sequência, a Chapecoense encara o Sport, em Recife, no próximo sábado (28), às 17h. Um dia depois, no domingo (29), novamente no Estádio Antônio Accioly, o Atlético-GO enfrenta o Internacional.

No último jogo da noite, o Fortaleza a cada rodada confirma que sua ascensão na atual edição do Brasileiro é não obra ou fruto do acaso, muito menos que estamos diante de uma espécie de cavalo paraguaio da era moderna. Com uma campanha segura, atuando dentro ou fora de casa, o tricolor do Ceará não venceu neste sábado, é verdade, porém, arrancou o empate em 1 x 1 com o Juventude no dentro do Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, e se manteve seguro e firme dentro do G4, agora com 4 pontos acima do Bragantino, quinto colocado.

O zagueiro Marcelo Benevenuto abriu o placar para o Fortaleza 16 minutos ainda do primeiro tempo, enquanto Ricardo Bueno empatou para os gaúchos já na etapa final do segundo tempo. O Leão do Pici teve a chance de conquistar a vitória, mas Bruno Melo desperdiçou cobrança de pênalti mandando na trave. Com o placar de igualdade, o Fortaleza contabiliza 32 pontos, já supera em pontos a campanha do ano passado e segue na terceira posição, empatado com o Palmeiras. Já o Juventude, agora com 20 pontos, segue na 12ª colocação.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DE MOMENTO

JOGOS DA 17ª RODADA DA SÉRIE A

SÁBADO, 21/08
17h00 – Atlético-GO 1 x 1 Chapecoense
19h00 – Grêmio 2 x 0 Bahia
21h00 – Juventude 1 x 1 Fortaleza

DOMINGO, 22/08
11h00 – Palmeiras x Cuiabá
16h00 – Ceará x Flamengo
16h00 – Athletico-PR x Corinthians
18h15 – Santos x Internacional
20h30 – Sport x São Paulo

SEGUNDA, 23/08
20h00 – Fluminense x Atlético-MG
20h00 – América-MG x Bragantino

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário