E.C Vitória: A valorização da divisão de base é a saída para a reestruturação

Mais do que nunca está comprovado que a valorização da divisão de formação é a saída para a reestruturação

Por meio do seu site oficial, o Esporte Clube Vitória destacou a importância de valorizar a divisão de base e frisou que é a principal saída para a restruturação dos clubes que atravessam um momento complicado financeiramente, caso do Leão que apostou bastante na base na temporada 2021, e alguns desses atletas vêm atraindo os olhares de outros clubes, casos do lateral-esquerdo Pedrinho e dos atacantes David e Samuel. Pedrinho nos últimos dias foi ligado a um possível interesse do São Paulo, enquanto o artilheiro Samuel recebeu sondagens do futebol português. Ronaldo, Cedric, Eduardo, Lucas Arcanjo e Eron são outros pratas da casa que fazem parte do elenco principal. O Vitória lembra que o elenco principal é composto por pelo menos dois terços dos jogadores formados em casa.

 

“Mais do que nunca está comprovado que a valorização da divisão de formação é a saída para a reestruturação dos clubes, especialmente aqueles, como no caso do Vitória, que herdam problemas de saúde financeira e precisam sobreviver com os escassos recursos. A diretoria rubro-negra valoriza sobremaneira essa política, projetada desde à época da campanha para eleição, pois entende que a retomada do sucesso passa pela formação.

O reflexo já é visível em pouco tempo. A ideia original presume o elenco principal com pelo menos dois terços dos jogadores formados em casa. Em apenas em dois anos, atingiu a metade do projeto. No time profissional, por exemplo, diversos garotos estão mostrando seu potencial técnico e alguns deles despertando interesses de outros clubes, inclusive de fora do país.

Na vitória sobre a Ponte Preta, terça-feira, seis titulares – Ronaldo, Cedric, Mateus Moraes, Pedrinho, Eduardo e David – foram formados no nosso núcleo. Mais dois estavam no banco: Lucas Arcanjo e Eron. Conforme as especulações, nosso artilheiro na temporada, o atacante Samuel Vanderley, de 21 anos de idade, estaria no radar de um clube internacional.

Assim como Samuel, David, Eduardo, Mateus Moraes, Gabriel Santiago, que, infelizmente, sofreu a grave lesão no joelho, Pedrinho, dentre outros, estão sendo oportunizados e dando respostas positivas. Pedrinho, recentemente, encantou a Júnior, um dos principais laterais do futebol mundial, hoje comentarista do Grupo Globo. Atentos ao mercado, clubes nacionais monitoram a jovem cria rubro-negra de 19 anos de idade.

Portanto, estamos no caminho certo. Se os resultados dos jogos ainda não são significativos, a política de valorização da base, que tanto sucesso fez no passado e foi abandonada logo após a saída do presidente Paulo Carneiro, começa a mostrar um futuro promissor para o nosso rubro-negro.”

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário