‘Novo Brasileirão’: Liga de clubes tem proposta para mudar acesso e rebaixamento

Clubes receberam três propostas, uma delas para reduzir o rebaixamento

Os 40 clubes somando Série A e B finalmente decidiram assumir o comando do Campeonato Brasileiro, retirando assim, a responsabilidade da CBF, uma entidade envolvida com diversos ilícitos nos últimos anos. No entanto, sabemos que será uma tarefa complexa pela necessidade de mudança no regulamento que seguramente será motivo de debate e discórdia. Uma das propostas apresentadas na última segunda-feira em São Paulo sugere alteração no esquema de acesso e rebaixamento. De acordo informações do GE, foram três propostas apresentadas e a mais impactante se refere ao acesso e rebaixamento. Um dos grupos é liderado pelo advogado Flavio Zveiter e por Ricardo Fort, ex-executivo da Coca-Cola; outro é coordenado pela consultoria KPMG; e um terceiro é organizado pela empresa Livemode.

 

Pela proposta, apenas três clubes seriam rebaixados da Série A para a Série B e não quatro como nos tempos atuais. Na Série B, apenas os dois primeiros subiriam de forma automática. O terceiro clube seria conhecido através de uma disputa ao estilo de playoff entre o terceiro e quarto colocado. Um proposta que a principio será de difícil aprovação.

Outra novidade seria uma pausa no meio do ano – possivelmente em julho – para os clubes fazerem excursões ou amistosos internacionais, algo que só beneficiaria os grandes clubes de apelo. Acredito que tal medida dificilmente vai avançar. A terceira proposta não é nenhuma novidade. Para evitar a MORTE do já morto Campeonato Estadual, os clubes disputariam o torneio promovido pelas Federações com as equipes do Sub-20 ou Sub-23.

Campeonato Brasileiro e Série B passariam a ser disputados primordialmente aos fins de semana – de preferência, primeira divisão aos domingos e segunda aos sábados. Copa do Brasil e Libertadores ocupariam os meios de semana, como geralmente já acontece.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário