Cinco times brigam por duas vagas às semifinais do Campeonato Baiano

Bahia, Vitória, Jacuipense, Bahia de Feira e Unirb disputam duas vagas

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Chegou a hora da verdade no Campeonato Baiano. Nesta quarta-feira, teremos a última rodada da primeira fase com os jogos agendados para 19h30, quando serão conhecidos todos os quatro classificados para as semifinais, além do rebaixado para Segundona. Duas equipes já garantiram vaga no mata-mata: Juazeirense, líder isolado com 17 pontos, e Atlético de Alagoinhas, vice-líder com 13 pontos. As outras duas vagas estão sendo disputadas por cinco times, sendo que nesse momento Bahia de Feira e Esporte Clube Bahia integram o G-4, ocupando os lugares 3 e 4 com 12 pontos, mas não podem vacilar já que abaixo têm Jacuipense, Vitória e Unirb ainda confiando na classificação.

 

O Jacuipense chega na última motivado após vencer e complicar a vida do Vitória, e só depende as próprias pernas, afinal, enfrentará o Bahia em confronto direto pelo G-4. Vale frisar que Bahia e Jacuipense disputam uma das vagas, mas se por acaso empatarem, podem ficar de fora da semifinal caso o Vitória vença o seu jogo. Esse jogo entre Bahia e Jacuipense foi suspenso pela Justiça do Trabalho após ação do Sindicado dos Atletas da Bahia sob alegação de que não cumpriria o espaço mínimo entre uma partida e outra. Porém, a rodada está mantida, garante a FBF.

Com a derrota para o Jacuipense de virada no último domingo, o Esporte Clube Vitória chega na última rodada precisando de uma combinação de resultados para se classificar, assim como aconteceu nas duas últimas edições (2019 e 2020), quando acabou eliminado na primeira fase. O Leão caiu para o 6º lugar, com 10 pontos, e além de vencer o Fluminense de Feira nesta quarta-feira, precisará torcer por tropeço do Bahia de Feira diante do Unirb na Arena Cajueiro, ou então um empate entre Bahia (4º) e Jacuipense (5º) em Pituaçu.

O Unirb ainda tem chances de classificação, porém, bem remotas. Precisa vencer o Bahia de Feira e ainda torcer por tropeço do Vitória ou um empate entre Bahia e Jacuipense, além disso, precisaria tirar o saldo de gols dos concorrentes inseridos no G-4. O Tremendão, por sua vez, garante sua classificação até mesmo com um empate, já que chegaria aos 13 pontos e não poderia ser ultrapassado por Unirb ou Vitória, lembrando que Bahia e Jacuipense se enfrentam e apenas um se classifica.

O Fluminense de Feira se encontra em situação delicadíssima na tabela de classificação e com uma missão complicada para evitar o rebaixamento à Série B. Na lanterna, com 5 pontos, o Touro do Sertão precisa vencer o Vitória e torcer para o Vitória da Conquista perder para o já classificado Atlético de Alagoinhas no Estádio Lomanto Júnior. Caso o ECPP empate, o Touro do Sertão precisa vencer tirando dois gols de saldo. O Doce Mel, na 8ª colocação, não tem chance de classificação ou rebaixamento, e encara a líder Juazeirense.

As semifinais do Campeonato Baiano serão disputadas nos dias 8 e 9 de maio para os jogos de ida, e os dias 11 e 12 de maio para a volta. As partidas da grande decisão serão disputadas nos dias 16 e 23 de maio, dois domingos, às 16h.

JOGOS DA 9ª RODADA DO BAIANÃO
Bahia de Feira x UNIRB
Doce Mel x Juazeirense
Jacuipense x Bahia
Vitória x Fluminense de Feira
Vitória da Conquista x Atlético de Alagoinhas

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário