Ceará x Bahia: Transmissão da final da Copa do Nordeste foi um sucesso!

Bahia e Ceará fizeram um jogo emocionante e as TVs lideraram a audiência

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

A Copa do Nordeste é um sucesso, ainda que atrapalhada pelos famigerados Campeonatos Estaduais que reduzem as datas e aumenta os prejuízos dos clubes no início do ano. Daí a necessidade de sepultar os deficitários Estaduais e ampliar a Copa do Nordeste com a criação de uma segunda divisão para abrigar os principais clubes do interior de cada estado. Um exemplo do potencial da Copa do Nordeste se deu mais na última final, onde o SBT mesmo com a pouca tradição no futebol, derrubou a audiência na Globo na briga em Salvador, Fortaleza e Recife. O Fox Sports, que exibiu a competição para todo o Brasil na TV fechada, também foi líder entre as TVs por assinatura.

 

Se não houvesse a pandemia e a presença do público fosse permitida, seguramente teríamos mais de 100 MIL pessoas nos dois jogos, enquanto um BA-VI mesmo pela final do Campeonato Baiano não abrigaria 35 mil pessoas nos 180 minutos, ainda mais com equipes de aspirantes. No entanto, interesses que não são do futebol fazem se arrastar há anos os falidos Estaduais, que nos últimos anos praticamente transformaram-se quase em um torneio amador reunindo experimentos quase nunca aproveitados e jogadores sem aprovação das divisões de base com a idade estourada.

De acordo com os números do BLOG de Gabriel Vaquer, na sua coluna no UOL, o jogo Ceará x Bahia teve seu melhor desempenho em Fortaleza. Na capital cearense, o jogo marcou 22 pontos de média com picos de 31 entre 16h e 18h15 – horário com bola rolando e disputa de pênaltis. No mesmo horário, a Globo marcou 8 pontos com “Se Joga” e “Caldeirão do Huck”. A Record obteve 2 pontos com “Cine Aventura” e “Cidade Alerta”. O momento de pico da transmissão, claro, foi a disputa de pênaltis. O SBT chegou a cravar 31 pontos contra 9 da Globo – ou seja, a emissora de Silvio Santos teve mais que o triplo do Ibope global, algo raríssimo de acontecer. No Ceará, o jogo teve narração de Jussiê Cunha.

Em Salvador, o jogo marcou 17 pontos de média com picos de 25 no mesmo horário com bola rolando e disputa de pênaltis para o SBT. No mesmo horário, a Globo obteve 11 pontos, enquanto a Record fechou com 7 pontos e a Band, com 2. No momento máximo de Ibope, a TV Aratu, parceira do SBT na Bahia, chegou a cravar 25 pontos contra 14 da Globo e 5 da Record. Foi o maior Ibope do ano do SBT no estado, superando até mesmo a transmissão de um clássico entre Bahia e Vitória em março – que atingiu picos de 22 pontos. Na Bahia, o jogo foi narrado por Rainan Peralva com comentários de Emerson Ferreti e reportagens de Fábio Gomes e Ramon Lisboa.

Já o Fox Sports, com a transmissão comandada por João Guilherme, com Osvaldo Paschoal, Elton Serra e Renata Ruel nos comentários, marcou 2 pontos de média com 4 de pico no índice PNT (audiência da TV medida pelo Ibope nas 15 principais metrópoles do Brasil). O jogo foi líder tanto entre os canais de esporte da TV paga quanto entre todas as emissoras da TV por assinatura.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário