Atlético de Alagoinhas é um dos destaques entre os campeões estaduais

Real Noroeste-ES, Grêmio Anápolis-GO e Costa Rica-MS foram campeões inéditos também

Foto: Enaldo Pinto / Insta: @enaldo_santos_pinto

Finalmente todos os campeonatos estaduais foram finalizados no último domingo, destaque para o Atlético de Alagoinhas que depois de 51 anos correndo atrás conquistou por merecimento o título do Campeonato Baiano derrotando o Bahia de Feira em uma das raras finais que não abrigaram Bahia e Vitória. No entanto, não tão somente o time de Alagoinhas conquistou o título inédito. O Real Noroeste, no Espírito Santo, Grêmio Anápolis, em Goiás, e Costa Rica, em Mato Grosso do Sul, também entraram na lista dos campeões locais pela primeira vez.

 

Nos demais estados, nenhuma novidade, porém, vale destacar a continuação da supremacia do Flamengo que derrotou o Fluminense pelo placar de 3 x 1 e conquistou 37º título do Campeonato do Rio de Janeiro. Em Alagoas, o CSA comandado pelo treinador Bruno Pivetti, levou a melhor sobre o CRB, enquanto o Náutico encerrou o longo jejum e sagrou-se campeão diante do Sport. No Ceará, o Fortaleza desbancou o Ceará e conquistou seu título de número 44 e o tricampeonato da competição.

O Ceará, comandado pelo técnico Guto Ferreira, após perder a Copa do Nordeste dentro de casa para o Bahia e o Campeonato Cearense para o Fortaleza, se dedica para a Copa Sul-Americana onde tem amplas chances de obter a vaga para o mata-mata na segunda fase. Ambos os clubes estreiam no Campeonato Brasileiro da Série A no próximo domingo, o Ceará em casa bate de frente com o Grêmio, enquanto o Fortaleza, no Estádio do Mineirão enfrenta o Clube Atlético Mineiro.

O São Paulo quebrando um jejum de 16 anos venceu o Palmeiras por 2 a 0 no Morumbi, e garantiu o título do Campeonato Paulista 2021. O time não ganhava o torneio desde 2005. A equipe também encerra um jejum de nove anos sem conquistas: o último título tinha sido a Sul-Americana 2012.

A decisão do Campeonato Baiano foi a mais emocionante entre todas as finais. Nos primeiros 90 minutos, Atlético e Bahia de Feira empataram por 2 a 2 no Estádio Antônio Carneiro, em duelo com duas pinturas e dois gols nos acréscimos, sendo um aos 56 e outro aos 57 minutos. Na partida de volta, neste domingo, o Tremendão saiu na frente com gol contra de Iran. O próprio Iran abriu caminho para a virada. Ronan de pênalti virou. Tudo isso no primeiro tempo. Na etapa final, o Carcará ficou com 10 jogadores com a expulsão de Gilmar, mesmo assim, chegou ao 3º gol com Dionísio. Nos minutos finais, o Bahia-FS esboçou uma reação com gol de Pelé, mas o time de Alagoinhas segurou o triunfo por 3 a 2 e levantou o troféu inédito.

CONFIRA OS CAMPEÕES ESTADUAIS 2021:

CSA (Alagoano)
Manaus (Amazonense)
Atlético de Alagoinhas (Baiano)
Brasiliense (Brasília)
Real Noroeste (Capixaba)
Flamengo (Carioca)
Fortaleza (Cearense)
Grêmio (Gaúcho)
Grêmio Anápolis (Goiano)
Sampaio Corrêa (Maranhense)
Cuiabá (Mato-grossense)
Atlético-MG (Mineiro)
Paysandu (Paraense)
São Paulo (Paulista)
Náutico (Pernambucano)
Altos (Piauiense)
Sergipe (Sergipano)
Costa Rica (Sul-mato-grossense)

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário