O crescimento do Futebol Nordestino incomoda muita gente!

Maior torneio regional do futebol, Copa do Nordeste vem crescendo a cada ano

Ao chegar ao fim da Copa do Nordeste, com a final entre BAHIA e CEARÁ, venho aqui relatar o SUCESSO RETUMBANTE da competição, que hoje figura como a MAIOR COMPETIÇÃO REGIONAL DO MUNDO!!! Isso mesmo, do Mundo, pois não há em nenhum lugar um liga estruturada  de futebol profissional tão competitiva, envolvendo todos os estados de uma determinada região geográfica de um país como é a Copa do Nordeste. Mas, porque chover no molhado repetindo esse enredo? Simplesmente porque tamanho sucesso incomoda o resto do País.

 

A Copa disputada nesse formato entre 1997 e 2003, teve quase todas suas edições canceladas entre 2004 e 2012, com exceção da edição de 2010. Retornou novamente ao calendário do futebol brasileiro em 2013, agora chancelada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O protagonismo e a organização de uma liga tão complexa e com tamanha competência faz um mal tremendo ao resto do país, que através da mídia, não trata a competição com a devida vênia. A Copa Nordeste é referência no país e no mundo, seguindo o modelo outras federações tentaram fazer outras competições nesse modelo, contudo, nenhuma outra conseguiu ser tão concisa e duradoura como é a Copa do Nordeste.

Quando a Copa começou a ser transmitida pelo Esporte Interativo, ainda que com algumas derrapadas, a emissora colocou a Copa do Nordeste nos holofotes nacionais e internacionais com o devido e merecido respeito de tratamento que essa Competição merece. Sob a Batuta de André Henning (que morou e trabalhou em Salvador)  e equipe com repórteres da região, fez transmissões respeitosas e condizentes com a tradição e apelo gigante, pois conseguiu tanto a atenção do público quanto da Critica, sendo um sucesso.

Infelizmente, o grupo em questão não mais detém os direitos de transmissão, e, excepcionalmente a famigerada FOX (Canais Disney), com profissionais completamente “ALIENÍGENAS” sobre o que acontece de Fato sobre os times nordestinos, não sabem nada e na ultima transmissão apenas Elton Serra tinha conhecimento sobre a região.

Enquetes esdrúxulas, pouco espaço sobre os feitos alcançados pelos clubes daqui e noticiam rasas e de curta duração em seus veículos televisivos, redes sociais, entre outros. Pratica claro “Apartheid” o intuito de diminuir a região Nordeste, seus clubes e os sérios profissionais que aqui trabalham, com discursos ridículos, depreciativos e tendenciosos.

Tais reações, hoje se devem, especialmente por causa dos “Gigantes” falidos, maus pagadores e maus geridos clubes do Eixo, que hoje se encontram na segunda divisão e afundados em dívidas monumentais, mas que atuam politicamente com a intenção de levar o futebol brasileiro ao marasmo que era há anos atrás.

Em contrapartida, nenhum clube do NE Foi Rebaixado da Série A em 2020 e os 4 continuam elite para desgosto de boa parte dos incautos, enquanto Vasco, Cruzeiro, Botafogo, Coritiba, campões nacionais, amargam mais uma vez a segunda divisão.

Além disso, 8 clubes da Região Nordeste hoje passaram a Terceira fase da Copa do Brasil, faço questão de citá-los, são eles:  Bahia, CRB, 4 de Julho-PI, Ceará, Fortaleza, Vitória, Juazeirense, ABC-RN, que já amealharam milhões de reais, ora contados como “certos” pelos clubes de fora daqui Ainda assim, A Copa do Brasil é uma competição que ainda facilita e muito para os clubes do Eixo e torna cada vez mais difícil que um campeão seja um dos clubes que não privilegiados ao entrar em fases avançadas da competição. Mas, o avanço de ¼ de clubes do nordeste mostra a força que o futebol daqui tem e que não é invisível como tentam fazê-lo.

No nordeste temos profissionais competentes e sérios no trato do futebol, hoje, em evidencia de gestão, estão Bahia, Ceará e Fortaleza e clubes como CSA, CRB, Confiança, além de outros se consolidam cada vez mais nas series B e C, com poucas ou quase nenhuma divida, seguindo a cartilha da boa gestão que em breve trará mais frutos para nosso futebol.

O crescimento exponencial do futebol nordestino em nada agrada ao Eixo, às emissoras de lá, que preferem dar holofotes aos maus gestores e a times falidos tanto futebolisticamente quanto financeiramente. O nordeste ano após ano vai retomando seu devido lugar de protagonismo e para isso, mais que gestão é preciso que nós apoiemos nossos clubes cada vez mais. Além disso, é necessário que nossos clubes entendam que o fortalecimento regional passa também pela interiorização da torcida a médio e longo prazo, para que equação fique mais equiparada, desse modo, além de chegar a títulos de expressão, evidentemente, os nordestinos esquecerão os falsos encantos oferecidos pela mídia e clubes do eixo, que sugam o máximo de cá e não devolvem nem 1% do que levam.

Diego Campos, torcedor do Bahia e colaborador do Futebol Bahiano. 

 

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário