Nesta segunda-feira, Globo e Juventude chegaram a um acordo e fecharam um contrato de direitos de transmissão para a exibição dos jogos do Campeonato Brasileiro na TV aberta e no pay-per-view até 2024. Com isso, apenas o Cuiabá, promovido recentemente à Série A, não possui contrato de televisão. Segundo informação do portal UOL, o clube de Caxias do Sul entra na divisão de contrato da TV aberta com os outros 18 clubes da Série A. Chamado de divisão “40-30-30”, 40% do valor total será dividido igualmente no início da competição, em maio. Esse valor normalmente supera os R$ 20 milhões para cada clube.
As outras duas fatias de 30% dependem do número de partidas transmitidas e da posição final na tabela do Brasileirão. Rebaixado, o time não tem direito ao último item. O contrato só é válido enquanto o Juventude estiver na Série A. Se o clube cair, entra no contrato de Série B, que prevê pagamento de R$ 6 milhões por clube em contrato firmado com a CBF.
No pay-per-view, o Juventude receberá um valor proporcional ao número de torcedores que assinou o serviço para ver o clube gaúcho. Na TV fechada, o Juventude tem acordo com a TNT Sports e terá seus jogos contra outros seis clubes no Brasileirão 2021 mostrados pelo projeto de TV paga. O contrato na TV paga também é até 2024.
Com isso, apenas a situação do Cuiabá fica indefinida. O clube do Centro-Oeste recusou a primeira proposta da Globo para os direitos em todas as mídias. Por ora, não ocorrem negociações entre Globo e Cuiabá.
Veja a situação do seu clube com a TV para o Brasileirão em 2021:
Sem contrato em nenhuma mídia – Cuiabá
Globo (TV aberta) e Turner (TV fechada) – Athletico
Globo (TV aberta e PPV) e Turner (TV fechada) – Ceará, Fortaleza, Paysandu, Juventude, Santa Cruz, Paraná, Palmeiras, Santos, Bahia e Ponte Preta
Globo (TV aberta, TV fechada e PPV) – Internacional, CRB, CSA, Vitória, Atlético-GO, Goiás, Vila Nova, Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Boa Esporte, Sport, Náutico, Londrina, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Grêmio, Brasil-RS, Avaí, Chapecoense, Figueirense, Corinthians, São Paulo, Bragantino, São Bento, Coritiba e Oeste.