Fora dos planos para a temporada 2021, o volante Juninho deixou o Fortaleza e foi emprestado ao América-MG, a pedido do técnico Lisca. O empréstimo ao clube mineiro é válido até dezembro, quando também encerra seu contrato com o Leão do Pici. Juninho perdeu espaço sob comando do técnico Enderson Moreira, além disso, o Fortaleza contratou para a posição Gustavo Blanco, Éderson e Matheus Jussa. Há também os remanescentes Ronald e Felipe, além de Pablo e Lucas Alisson, que subiram da equipe de transição. Esse é o quinto reforço do América, que já anunciou o zagueiro Ricardo Silva e os atacantes Leandro Carvalho, Luiz Fernando e Ribamar.
Natural do Rio de Janeiro (RJ), Juninho foi revelado na base do Madureira, passou por América-RJ, Serrano-RJ, Duque de Caxias e só deixou o Estado em 2013 quando acertou com o América-MG. Depois retornou ao Duque de Caxias e foi vendido ao Tombense. Chegou ao Bahia após chamar atenção atuando pelo Macaé na Série B de 2015, ainda que o time carioca tenha sido rebaixado para Série B naquele ano.
Na sua primeira temporada pelo Esquadrão, Juninho se destacou e virou titular absoluto marcando 11 gols em 55 jogos na temporada 2016, tendo como principal arma o chute de longa distância e sendo peça importante na campanha do acesso do tricolor à elite do futebol nacional. Em 2017, atuou 51 vezes e anotou 5 tentos, porém, diferente de 2016, não foi titular e na maioria das vezes em que jogou saiu do banco de reservas, inclusive, chegando a reclamar da reserva. Em 2018, foi emprestado ao Ceará, e foi peça importante na campanha de permanência do clube na Série A. Em 2019, após atrito com o técnico Enderson Moreira, acabou trocando o Vozão pelo maior rival, o Fortaleza, onde se destaca com bons números.