De volta a Pituaçu, principal do Bahia faz sua estreia hoje no Nordestão

Na primeira rodada, quem atuou foi o time de transição comandado por Prates

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O Esporte Clube Bahia teve uma temporada sofrida em 2020. Já começou com a eliminação precoce na Copa do Brasil, antes ainda da pandemia, que paralisou o futebol por cinco meses. No retorno, veio a perda da Copa do Nordeste. Iniciou o Campeonato Brasileiro, ainda com o contestado Roger Machado, aos trancos e barrancos, e mesmo quando vencia, não agrava à torcida. Chegou o renomado Mano Menezes, solução para os problemas? Que nada, só piorou a situação, inclusive o sistema defensivo. A competição ia chegando ao fim e o fantasma do rebaixamento seguia assustando. No entanto, Mano foi demitido e Dado Cavalcanti recebeu a missão de comandar a equipe nas rodadas decisivas do Brasileirão. Foi fazendo os ajustes necessários, recuperou quem estava em baixa, foi corajoso para dar oportunidade aos garotos da base, achou a formação ideal e pimba, não somente garantiu a permanência (que era o principal objetivo), como de quebra, conquistou uma vaga para a Sul-Americana de 2021.

 

O Esquadrão de Aço encerrou o Campeonato Brasileiro jogando bem e com quatro jogos de invencibilidade (dois empates e dois triunfos). A goleada sobre o Fortaleza (4×0) garantiu a permanência na elite pelo 5º ano seguido e o triunfo sobre o Santos (2×0) carimbou a vaga para Sul-Americana pelo 4º ano consecutivo. Passada a régua na temporada 2020, o ano de 2021 começa neste sábado para o time principal do Esporte Clube Bahia, que retornou da  folga de quatro dias no início da semana e vai enfrentar o Botafogo-PB, às 18h15, no retorno a equipe ao Estádio de Pituaçu, já que a Arena Fonte Nova está novamente como Hospital de Campanha. Na estreia do torneio, a equipe de transição venceu o Salgueiro, por 3 a 2, fora de casa. Com isso, o Esquadrão lidera o Grupo A com 3 pontos.

Para o jogo contra o Botafogo-PB, o técnico Dado Cavalcanti não pode contar com o goleiro Mateus Claus, que ainda se recupera de lesão. Por outro lado, o atacante Gabriel Novaes, liberado pelo departamento médico após se recuperar de lesão, fica à disposição. Em relação ao time que encerrou o Campeonato Brasileiro da Série A, o técnico Dado Cavalcanti fará três mudanças, todas forçadas.

Com a saída de Ernando, que não teve o contrato renovado, o zagueiro Juninho deve voltar a ser titular ao lado de Lucas Fonseca. Outra opção para a zaga é Anderson Martins. Já no meio de campo, Gregore foi vendido ao Miami, dos Estados Unidos, e Ronaldo teve o empréstimo encerrado e retornou ao Flamengo. Ramon e Daniel devem ganhar a vaga no time. O time deve ter: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Ramon, Daniel e Rodriguinho; Rossi e Gilberto.

JOGOS DA 2ª RODADA DA COPA DO NORDESTE

SÁBADO, 06/03
16h00 – Ceará x Vitória
16h00 – CRB x Sport
18h15 – Bahia x Botafogo-PB
18h15 – Treze x Altos
20h30 – Sampaio Corrêa x Fortaleza

DOMINGO, 07/03
15h30 – 4 de Julho x Salgueiro
16h00 – Santa Cruz x ABC
20h00 – Confiança x CSA

 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*