O Esporte Clube Vitória iniciou na noite desta quarta-feira a sua caminha em busca de recuperar a supremacia do futebol baiano cedida ao Esporte Clube Bahia nos últimos três anos com o agravante que em dois deles, o Leão sequer reuniu força ou quantidade para avançar da primeira fase da competição, que ainda que imprestável, segue sendo disputado ao arrepio dos prejuízos, seja no aspecto técnico ou financeiro.
No jogo de estreia da 117ª edição do torneio promovido pela Federação Bahiana de Futebol, o Vitória com o elenco repleto de atletas de base, no entanto, em campo com quase todos jogadores que disputaram e fracassaram no Campeonato Brasileiro da Série B, reforçado apenas pelo volante João Pedro, oriundo da Portuguesa Santista e o jovem da base Samuel, mas sem a presença do atacante Léo Ceará, destaque e artilheiro do time na Série B, mas agora atuando no futebol japonês, empatou com o calouro Unirb pelo placar de 3 a 3 em jogo realizado no Estádio Antônio Carneiro, na cidade de Alagoinhas.
Samuel e David, ambos oriundos da divisão da base, um em cada tempo de jogo, colocaram o Vitória na frente. O Unirb reagiu e buscou o empate com gols anotados pelo zagueiro Dedé e contra pelo lateral Leocovick. Minutos depois, o atacante Ruan Nascimento – outro prata da casa – marcou o terceiro e estava sacramentando a vitória do Leão, porém, Dú Paraíba jogou água no chopp rubro-negro e decretou o empate em 3 a 3.
Na sequência, agora o Leão enfrenta o Vitória da Conquista em jogo programado para o próximo sábado (20), às 16h, no Estádio Manoel Barradas Carneiro, enquanto o Unirb somente volta ao campo de jogo na próxima quarta-feira (24) para enfrentar a Jacuipense às 20h no Estádio Metropolitano de Pituaçu. Ambos os jogos valem pela segunda rodada do Baianão 2021.
Regulamento:
Na primeira fase, as 10 equipes disputam em turno único, jogos todos contra todos, em jogos só de ida. Os quatro melhores garantem vaga na próxima fase. A partir daí, o campeonato entra na fase de mata-mata: semifinal e final, todos com jogos de ida e volta. O rebaixado será o time de pior campanha na primeira fase. Na semifinal, o time de melhor campanha enfrenta o 4º, e o 2º duela com o 3º, os dois primeiros classificados desses, terão seu mando de campo nos jogos de volta. O campeão disputará a Copa do Nordeste de 2022 e a Copa do Brasil de 2022, o vice colocado e o terceiro colocado disputarão a Copa do Brasil de 2022.
JOGOS DA 1ª RODADA DO BAIANÃO
QUARTA, 17/02
19h30 – Unirb 3 x 3 Vitória
DOMINGO, 21/02
16h00 – Bahia de Feira x Jacuipense
16h00 – Bahia x Juazeirense
16h00 – Fluminense de Feira x Atlético-BA
QUARTA, 03/03
20h30 – Vitória da Conquista x Doce Mel