Tentando quebrar supremacia do Bahia, Vitória estreia hoje no Baianão 2021

Vitória foi campeão pela última vez em 2017 e em dois anos não chegou na 2ª fase

Foto: Pietro Carpi / ECVitória

Começa nesta quarta-feira mais uma edição do Campeonato Baiano, torneio que ano a ano segue ganhando o real contorno de uma competição amadora, assim como os demais Estaduais, exceto, talvez o paulistão. Os demais só servem para atender os interesses das Federações pelo Brasil afora e trazer prejuízo aos maiores clubes dos estados. O torcedor já demonstrou o total desinteresse pelo torneio da FBF, que já teve dias de glórias e pela falta de competitividade, ausência de revelação de jogadores e, sobretudo, pela precariedade dos equipamentos utilizados como gramados em péssimas condições e iluminação deficiente dos estádios, além de servir como entrave importante para a realização da Copa do Nordeste de forma mais ampla pela ausência de data, inclusive dificultando a criação de uma espécie de “Série B” que abrigaria boa parte dos clubes do interior de cada estado. Aliás, não é por acaso que nenhuma TV local mostrou disposição de transmitir os jogos, cabendo a TVE, uma emissora não comercial e assim, descompromissada com a audiência a responsabilidade da cobertura dos jogos, mas prometendo mudanças, como o dobro de jogos ao vivo e premiações para os quatro primeiros colocados.

 

O jogo de estreia será único e isolado com o Esporte Clube Vitória enfrentando calouro Unirb, fundado apenas em 2018. O time disputou sua primeira competição profissional em 2019 e já em 2020 conquistou o acesso derrotando o Colo-Colo, nos pênaltis, na grande final, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. O time tem como sede a cidade de Alagoinhas, logo será o Estádio Antônio Carneiro seu mando de campo oficial. De acordo o reitor do Centro Universitário Regional do Brasil, o projeto do time de futebol visa contribuir com a inclusão social de jovens por meio do esporte.

Para o torcedor do Vitória e também do Bahia, o Campeonato Baiano é uma autêntica mão na roda já que única via para conquistar alguma coisa dentro das quatro linhas e evitar o fechamento da sala de troféus por desuso. Para o Esporte Clube Vitória, o torneio tem um peso bem maior, já que o torcedor rubro-negro não comemora um título estadual há três anos. A última vez foi em 2017. De lá para cá, viu o principal rival Bahia festejar o tricampeonato. Em 2018, perdeu o título para o arquirrival. E pior, nas últimas duas edições sequer avançou à segunda fase.

O Campeonato Baiano conta com a participação de dez clubes. Além de Bahia e Vitória, disputam a competição: Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira, Doce Mel, Fluminense de Feira, Jacuipense, Juazeirense e Vitória da Conquista e UNIRB. A competição garante vagas para a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Campeonato Brasileiro.

Primeiro reforço anunciado para a temporada 2021, contratado por empréstimo junto a Portuguesa Santista, o volante João Pedro será a principal novidade no time do Esporte Clube Vitória. O jogador teve o seu nome publicado no BID do CBF e fica à disposição de Rodrigo Chagas. Por outro lado, o goleiro Ronaldo foi retirado da lista de relacionados por conta de um impasse na renovação de contrato. Com isso, o Leão deve jogar com: Yuri Sena; Van, João Victor, Wallace e Leocovick; João Pedro, Fernando Neto e Dudu; David, Samuel e Vico.

Quem apita o duelo entre Unirb e Vitória é o árbitro Reinaldo Silva de Santana. Natural de Feira de Santana, o árbitro de 43 anos será auxiliado por Jucimar dos Santos Dias e Luanderson Lima dos Santos. O trio integra o quadro da CBF. Edvan Alves Lima será o quarto árbitro, enquanto Vidal Cordeiro Lopes desempenhará a função de assessor de arbitragem.

JOGOS DA 1ª RODADA DO BAIANÃO

QUARTA, 17/02
19h30 – Unirb x Vitória

DOMINGO, 21/02
16h00 – Bahia de Feira x Jacuipense
16h00 – Bahia x Juazeirense
16h00 – Fluminense de Feira x Atlético-BA

QUARTA, 03/03
20h30 – Vitória da Conquista x Doce Mel

Autor(a)

Deixe seu comentário