Maior campeão, mas com longo jejum, Vitória estreia hoje na Copa do Nordeste 2021

Vitória tem quatro títulos, mas não vence o Nordestão desde 2010

Foto: Pietro Carpi / ECVitória

Três jogos abrem neste sábado (27) a 1ª rodada da Copa do Nordeste na sua edição do 2021 com destaque em especial para o duelo entre Vitória e Santa Cruz, que juntos já conquistaram cinco títulos da competição regional. Os times se enfrentam no Estádio Manoel Barradas, às 16h. No mesmo horário, agora no Estádio José Américo de Almeida Filho, na cidade de João Pessoa na Paraíba, o Botafogo-PB encara o novato 4 de Julho, que embarcou na competição ao conquistar o Campeonato Piauiense em 2020 vencendo na final o Picos nos pênaltis. Apesar de desconhecido da grande maioria, o time alvirrubro já conquistou o campeonato piauiense em quatro oportunidades.

 

No entanto, limitado no orçamento e sediado numa Federação de menor desenvolvimento, o 4 de Julho admite as dificuldades, porém, promete que não passará vergonha, segundo promessa do presidente Gilberto Sales. O Altos, também do Piauí, enfrenta o Confiança do vizinho estado de Sergipe que vem de uma boa campanha no Campeonato Brasileiro da Série B, inclusive vencendo o Vitória ao estilo lasquinê, ou seja, vencendo no Baptistão e também no Barradão.

O jogo para o Esporte Clube Vitória é um novo recomeço entre outros nos últimos três anos e sempre fracassando. Apesar entrar em mais uma edição ostentando a condição de maior campeão conquistando o título em quatro edições, vive um processo profundo de declínio técnico e uma decadência violenta nas suas finanças que a reboque vem diluindo pouco a pouco seu passado de respeito na competição, com o agravante da expansão dos fracassos também no pobre e imprestável Campeonato Baiano.

O último título do Leão na Copa do Nordeste aconteceu no já distante ano de 2010 quando superou o ABC no Estádio do Frasqueirão, em Natal, de virada, pelo placar de 2 x 1, com gols marcados por Kleiton Domingues e Marcone, com o Leão na época comandado pelo técnico Ricardo Silva.

De lá pra cá o Leão desandou e vem sendo castigado duramente pelo Ceará que nos últimos quatro anos eliminou de forma consecutivas na fase do mata-mata do time baiano. O ultimo aconteceu na edição passada no Estádio de Pituaçu. Desde o retorno da Copa do Nordeste, em 2013, mais valorizada, o Rubro-Negro chegou no máximo na semifinal, nas edições de 2015 e 2017.

Com um time modesto diante do quadro precário das suas finanças, o Vitória a princípio está inserido no torneio regional com mero participante e não reúne condições de figurar entre os favoritos quando o assunto é visto e tratado através da luz da razão. O seu adversário, o tradicional Santinha de Pernambuco também não. Ainda disputando a Série C, derrotado no Campeonato Estadual pelo Salgueiro, o time pernambucano que conquistou a Copa do Nordeste em 2016, faz contra o Vitória um jogo de equivalência, logo sem favoritismo.

JOGOS DA 1ª RODADA DA COPA DO NORDESTE

SÁBADO, 27/02
16h00 – Botafogo-PB x 4 de Julho
16h00 – Vitória x Santa Cruz
18h15 – Altos x Confiança

DOMINGO, 28/02
18h00 – CSA x Treze
18h00 – Salgueiro x Bahia
20h00 – Sport x Sampaio Corrêa

SEGUNDA, 01/03
21h30 – ABC x Ceará

QUARTA, 03/03
19h30 – Fortaleza x CRB

Comentários:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*