Nesta quarta-feira, por meio das redes sociais, o Barcelona de Ilhéus comunicou a saída do atacante Acosta, de 44 anos, que recebeu uma proposta para jogar no time amazonense Penarol Atlético Clube. O clube em comum acordo com o atleta o liberou para atuar nesta temporada no Amazonas. Após finalizar o Campeonato Amazonense, o atleta retorna ao Barcelona para disputar a segunda divisão do Campeonato Baiano. Na edição 2020 da segundona do Baianão, o uruguaio atuou dois jogos e marcou dois gols antes de deixar o clube.
Alberto Martín Acosta Martinez começou no Danubio, do Uruguai, e passou por clubes como Cerrito e Peñarol, até desembarcar no futebol brasileiro onde se destacou com a camisa do Náutico em 2007, marcando 20 gols em 36, sendo contratado no ano seguinte pelo Corinthians. No Timão, não deslanchou e retornou ao Náutico em 2009. Depois, se tornou um andarilho, rodando por Brasiliense, Central, Resende, CEOV Operário, Santos-AP, União Barbarense, Botafogo-DF, 7 de Setembro-MS, Taboão da Serra, Sabugy, Atlético Carioca e Taguatinga.
Acosta foi anunciado pelo Barcelona de Ilhéus em agosto de 2020 para atuar na série B do Campeonato Baiano. O atacante fez dois jogos e marcou dois gols. No entanto, apesar do bom momento, acabou indo parar no banco de reservas após a chegada do atacante Magno Alves. Ele desabafou nas redes sociais e ironizou a perda da titularidade, aproveitando para anunciar a saída do clube. O Barcelona acabou não se classificando para a final da Série B do Baiano, que teve o UNIRB campeão em cima do Colo-Colo. Em dezembro, o jogador se entendeu com o clube e acertou o seu retorno para disputar a temporada 2021 pela equipe de Ilhéus.