Ainda que beneficiado pelas derrotas do Náutico e Figueirense na rodada passada, o Esporte Clube Vitória segue se equilibrando em cima do muro na sua pretensão de não entrar na zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série B, justamente em um momento crucial da competição, e as preocupações seguem na próxima rodada quando enfrenta o América-MG, atual líder da competição, e o pior, dentro do Estádio Independência onde os mineiros atuaram em 16 partidas e venceram nove vezes. Foram 31 pontos somados, de 48 possíveis (64,5% de aproveitamento).
Em caso de derrota, a situação se complica caso Náutico que enfrentar o Paraná Clube em Recife ou o Figueirense que encara o CSA em Florianópolis vençam seus jogos. Pesa contra o Leão o péssimo desempenho quando atuando longe de casa. Em 15 partidas disputadas longe de Salvador, venceu apenas uma. Foram oito empates e seis derrotas que gerou com consequência um aproveitamento pífio de 24,4%.
O Vitória é o terceiro pior visitante da competição. Das 15 partidas disputadas longe de Salvador, venceu apenas uma. Foram oito empates e seis derrotas – 24,4% de aproveitamento. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, uma equipe que alcançar 46 pontos tem apenas 1,4% de chances de cair para a terceira divisão nacional. Para atingir esta marca, o Vitória precisa somar nove pontos em seis jogos.