Fim do sofrimento: Vitória vence e carimba permanência na Série B

Vitória precisava de um empate, mas não quis arriscar e venceu o Botafogo-SP

Foto: Enaldo Pinto / Insta: @enaldo_santos_pinto

Depois de muitas derrotas, decepções e nenhum objetivo alcançado, o Esporte Clube Vitória encerrou nesta terça-feira a temporada 2020 garantindo a sua permanência no Brasileiro de Série B ao vencer o já rebaixado Botafogo-SP pelo placar de 1 a 0, isto depois de muitas dúvidas e incertezas. A competição terá um rescaldo na próxima sexta-feira quando oficialmente será encerrado e conhecido o quarto clube classificado à elite numa briga em particular entre o CSA e Juventude, com o Avaí correndo por fora. O classificado se juntará a América-MG, Chapecoense e Cuiabá, já assegurados com rodadas de antecedência, além de definição do campeão da competição. Na parte de baixo, tudo definido. Estão rebaixados: Figueirense, Paraná, e os paulistas Botafogo de Ribeirão Preto e Oeste.

 

O primeiro tempo de Vitória e Botafogo foi de poucas emoções. Os baianos dominaram a posse de bola e criaram mais chances, incluindo um gol anulado por impedimento de Léo Ceará. O time paulista, já rebaixado, pouco criou, levando perigo apenas uma vez, em cabeçada de Matheus Anjos. O Leão voltou para o segundo pressionando, e chegou a ter duas boas chances, parando em boas defesas do goleiro Igor. O gol foi amadurecendo, e aos 14 minutos, Dudu bateu a falta direto para o gol, a bola passou no meio da barreira, desviou na cabeça do zagueiro Robson e enganou o arqueiro botafoguense, garantindo a vitória rubro-negra por 1 a 0.

Agora o Esporte Clube Vitória, sem grandes perspectivas de avanço pelo estado caótico que se encontra suas finanças, junta os cacos e já começa o planejamento para a estreia no Campeonato Baiano 2021 que outra vez será disputado pela equipe Sub-23. O torneio promovido pela Federação Bahiana de Futebol está previsto para iniciar em 21 de fevereiro com o Leão enfrentando o calouro UNIRB sem local ou horário definido. Quase que comitantemente, agora com seu time principal, o time estreia da Copa do Nordeste sem ainda adversário definido. O Leão também disputará a Copa do Brasil e em 29 de maio embarca para o seu terceiro ano no Campeonato Brasileiro da Série B sem tabela divulgada até então.

A temporada 2020 do Esporte Clube Vitória foi bem semelhante ao ano anterior onde foi uma lástima. Perdeu tudo, não esboçou reação ou capacidade para obter qualquer sucesso nas competições do qual participou, inclusive ficando de fora pelo segundo ano consecutivo da segunda fase do Campeonato Baiano, morrendo ainda na primeira fase do torneio numa decadência jamais imaginada pela sua tradição e, sobretudo pela sua enorme torcida.

Além disso, foi eliminado da Copa do Nordeste nas quartas de final para o Ceará, e na Copa do Brasil caindo na 3ª fase para o próprio Vozão, no entanto, a maior decepção sem dúvida aconteceu no Brasileiro da Série B onde se esperava brigar na parte de cima, mas não passou de um mero participante e em momento algum deu algum indício ainda que breve que poderia obter o acesso ou algo próximo a isto, pelo contrário, somente hoje na penúltima rodada escapou de Série C, torneio que vem namorando desde o ano passado e com cara que este ano fará uma proposta de casamento se nada for modificado.

FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 1 X 0 BOTAFOGO-SP
Brasileiro da Série B – 37ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data e Hora: 26/01/2021 (terça-feira), 21h30
Árbitro: Emerson Almeida Ferreira, (MG)

GOL: Robson (contra) (Vitória)

VITÓRIA
César; Van, Wallace, João Victor e Leocovick; Guilherme Rend, Lucas Cândido e Fernando Neto; Thiago Lopes, Alisson Farias e Léo Ceará.

BOTAFOGO-SP
Igor; Raniele, Robson, Walisson Maia e Guilherme Romão; Edson Júnior, Val e Matheus Anjos; Jeferson, Ronald e Emerson.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário