Depois de 15 anos atuando no exterior, com passagens por clubes do Japão, Portugal, Rússia e China, o atacante Hulk, de 34 anos, está de volta ao futebol brasileiro. O jogador paraibano, que deixou o Brasil em 2005 após passagem pelo Esporte Clube Vitória, foi anunciado nesta sexta-feira como novo reforço do Atlético Mineiro. Ele assinou um contrato de dois anos e vai reforçar o Galo nas temporadas 2021 e 2022, com possibilidade de renovação por mais uma temporada. O centroavante tinha proposta do Besiktas, da Turquia, e também do Porto, de Portugal, mas preferiu retornar ao Brasil.
“Alô, tudo bem? Tem mais um Galo na Veia chegando, hein? Ainda não conta pra ninguém. Convoca a Massa pra virar Galo na Veia. E tamo junto! (sic)” – disse Hulk em áudio enviado pelo Atlético aos sócios da categoria Galo na Veia Preto.
Hulk estava de férias na Paraíba, ao lado da família, e curtiu descanso de 30 dias após ter deixado o Shanghai SIPG, da China, no encerramento de contrato na virada do ano. O jogador, que defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 2014, retorna ao futebol nacional após longa passagem pela Ásia e Europa.
Paraibano nascido na cidade de Campina Grande, Hulk começou na base do Serrano-PB e passou também pelas bases de Vilanovense FC (Portugal) e São Paulo, mas se profissionalizou no Vitória, no entanto, fez apenas 2 jogos em 2004 e foi vendido ao Kawasaki Frontale, do Japão. Em seguida, defendeu outros times no futebol japonês como Consadole Sapporo e Tokyo Verdy, onde se destacou em 2007 e foi comprado pelo Porto-POR.
Em 2008, chegou ao Porto e permaneceu em Portugal até 2013. Naquele ano, foi vendido por 60 milhões de euros ao Zenit, da Rússia, chegando à Copa do Mundo de 2014 como um dos nomes badalados da Seleção Brasileira. Em 2016, mudou-se novamente, agora para a China, pela quantia de 70 milhões de euros, para defender o Shanghai SIPG, seu último clube.