Sequência de derrotas do Bahia é a pior da história do clube no Brasileiro

Bahia amargou seis derrotas consecutivas no Brasileirão

Foto – Felipe Oliveira/EC Bahia

O Esporte Clube Bahia se despediu do ano de 2020 de forma extremamente melancólica. Neste domingo (27), o Esquadrão – estreando o técnico Dado Cavalcanti – foi derrotado por 2 a 1 pelo Internacional, na Arena Fonte Nova, em duelo da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Rodrigo Dourado e Thiago Galhardo marcaram os gols do time gaúcho. Índio Ramírez descontou. Diga-se, o colombiano ao lado de Douglas foram os únicos pontos positivos do jogo. O meia-atacante criou algumas situações de gol, uma delas deixando Rossi de frente com o goleiro, e no segundo tempo marcou um belo gol. Já o arqueiro evitou uma goleada do Colorado com defesas providenciais.

 

Com a derrota deste domingo, o Bahia amargou a sexta derrota seguida no Brasileirão, pior sequência negativa na história do clube na competição, sofrendo 18 gols, média de 3 por jogo. No primeiro turno, quando chegou a ficar nove jogos seguidos sem vencer, o Esquadrão acumulou quatro derrotas seguidas (Grêmio, Atlético-GO, Corinthians e Athletico-PR). A marca negativa atual iguala a sequência de 1968, quando o time da época chegou a perder seis jogos seguidos. Porém, naquele ano, o torneio se chamava Roberto Gomes Pedrosa, o “Robertão”.

Na Série A de 2014, quando terminou na 18ª colocação e acabou rebaixado, o Bahia teve uma sequência de cinco derrotas (Bahia 0x1 Fluminense, Bahia 0x2 Santos, Chapecoense 2×1 Bahia, Sport 1×0 Bahia e Bahia 0x2 São Paulo). Naquele ano, o Tricolor somou 38 pontos, com 9 triunfos, 10 empates e 19 derrotas. Marcou 31 gols e sofreu 43. Esse ano, em 27 jogos, o Esquadrão contabiliza 28 pontos, com 8 triunfos, 4 empates e 15 derrotas. 33 gols marcados e 48 sofridos, tendo a pior defesa da Série A. Ocupa a 16ª colocação, com a mesma pontuação do Vasco, que abre a zona de rebaixamento.

Últimos seis jogos do Bahia:
Bragantino 4 x 0 Bahia
Bahia 1 x 3 São Paulo
Bahia 0 x 2 Ceará
Palmeiras 3 x 0 Bahia
Flamengo 4 x 3 Bahia
Bahia 1 x 2 Internacional

O Bahia chegou a figurar na zona de rebaixamento na 11ª rodada, após perder para o Corinthians por 3 a 2, algo que não acontecia desde 2018. Na rodada seguinte, foi derrotado pelo Athletico-PR por 1 a 0 na Arena da Baixada, e caiu para a lanterna, posição que não ocupava desde 2014. Após vencer o Botafogo, o Tricolor deixou a zona de rebaixamento, chegou a emplacar uma boa sequência com quatro triunfos, saltando para o 9º lugar, mas voltou à má fase e desceu a ladeira, chegando para as onze rodadas finais em situação delicada.

Serão dois confrontos seguidos fora de casa, contra Grêmio e Atlético-GO, adversários que não conseguiu vencer no 1º turno atuando em Pituaçu. Terá ainda Athletico-PR (casa), Sport-PE (fora), Corinthians (casa), Vasco (fora), Fluminense (casa), Goiás (casa), Atlético-MG (fora), Fortaleza (fora) e Santos (casa).

 

 

 

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário