Definido: Palmeiras e Grêmio decidem o título da Copa do Brasil 2020

América-MG jogou bem, mas foi eliminado pelo Palmeiras no Horto

Na noite desta quarta-feira (30), penúltimo dia do ano de 2020, foram definidos os dois grandes finalistas da Copa do Brasil, competição que melhor premia no futebol brasileiro. O São Paulo precisava reverter a desvantagem do jogo de ida quando perdeu na Arena do Grêmio por 1 a 0 com gol de Diego Souza, porém, não conseguiu furar o bloqueio montado pelo técnico Renato Gaúcho e não saiu de um empate sem gols no Estádio do Morumbi, dando adeus ao sonho do inédito título da Copa do Brasil, mas segue firme em busca do título do Brasileirão, onde lidera com folga. Para chegar na decisão do torneio nacional, além do São Paulo, o Grêmio despachou Juventude e Cuiabá, enquanto o São Paulo havia passado por Fortaleza e Flamengo.

 

Segundo maior campeão com cinco conquistas (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016), e buscando igualar ao Cruzeiro que já foi campeão seis vezes (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018), o Grêmio enfrentará na grande final o Palmeiras de Abel Ferreira, três vezes campeão (1998, 2012 e 2015) e que chegou à decisão após eliminar o aguerrido time do América-MG comandado pelo treinador Lisca “Doido”.

Mesmo sem apresentar um futebol vistoso e tomando até pressão do América-MG nos minutos finais do segundo tempo, o Palmeiras conseguiu marcar aos 23 minutos do segundo tempo com Luiz Adriano e aos 39 com Rony, garantindo a classificação e eliminando o América-MG que fez uma campanha fantástica no torneio, chegando pela primeira vez na semifinal, eliminando seis adversários e só parando no Palmeiras. Agora o time mineiro volta o seu foco apenas para o Brasileiro da Série B, onde figura como vice-líder e está praticamente com o acesso garantido.

Para chegar na semifinal, o Palmeiras eliminou o Red Bull Bragantino nas oitavas de final, vencendo os dois jogos (3 a 1 em Bragança Paulista e 1 a 0 em São Paulo) e nas quartas de final despachou o Ceará (vencendo por 3 a 0 no Allianz Parque e empatando por 2 a 2 na Arena Castelão).

Na histórica campanha, o América superou o Santos-AP (empate por 1 a 1), o Operário-PR (vitória por 2 a 0), a Ferroviária-SP (empate por 0 a 0 e vitória por 1 a 0), a Ponte Preta-SP (empate por 2 a 2 e vitória por 3 a 1), o Corinthians-SP (vitória por 1 a 0 e empate por 1 a 1) e o Internacional-RS (vitória por 1 a 0, derrota por 1 a 0 e triunfo nos pênaltis por 6 a 5) para chegar até a fase semifinal. Neste ano, o Coelho superou as campanhas de 1998 e 2018, que até então eram as melhores da história do Clube na Copa do Brasil. Em ambas as edições, o América chegara até as oitavas de final.

Os jogos das finais acontecem em 3 e 10 de fevereiro de 2021. O time que decide em casa será conhecido através de sorteio. O campeão fatura R$ 50 milhões, enquanto o vice-campeão fica com R$ 20 milhõres (fora as premiações das fases anteriores). Porém, antes disso, o Palmeiras tem outra decisão, agora pela semifinal da Copa Libertadores. Na terça-feira, enfrenta o River Plate, no Estádio Libertadores de América, situado em Avellaneda, Buenos Aires, Argentina, pelo jogo de ida. Além disso, o Verdão briga por vaga no G-4 do Brasileirão. Já o Grêmio volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde também briga por vaga no G-4. No dia 6 de janeiro, enfrenta o Esporte Clube Bahia, às 19h15, em Porto Alegre.

 

 

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário