Bahia tenta virada histórica para alcançar vaga inédita na semifinal da Sul-Americana

Bahia perdeu o jogo de ida por 3 a 2 na Arena Fonte Nova

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

O Esporte Clube Bahia atravessa novamente uma péssima fase na temporada. Não vence há cinco jogos, sendo um empate em 0 a 0 com o Unión Santa Fé e quatro derrotas (São Paulo, Ceará, Defensa y Justicia e Palmeiras). Foram 11 gols sofridos. Considerando apenas a Série A, são quatro derrotas seguidas (Bragantino, São Paulo, Ceará, Palmeiras), com 12 gols sofridos. O Tricolor tem a pior defesa do Brasileirão com incríveis 42 gols sofridos, dois a mais do que o Goiás que tem a segunda pior defesa. Com 28 pontos, o Bahia é o porteiro do Z4, três pontos acima do Vasco, e tem pela frente Flamengo (fora), Internacional (casa) e Grêmio (fora).

 

No entanto, nesta quarta-feira (15), o foco é na Copa Sul-Americana, onde o Bahia tem uma missão para lá de complicada no Estádio Norberto “Tito” Tomaghello, na Argentina, diante do Defensa y Justicia, em duelo marcado para 19h15. Diante do futebol que o time de Mano Menezes vem praticando, é muito difícil acreditar em uma virada fora de casa, até mesmos os mais otimistas dos torcedores, além disso, tendo pela frente a catimba dos argentinos, mas não custa acreditar, afinal, o futebol é um esporte imprevisível e as vezes prega algumas surpresas.

Se avançar, o Esquadrão vai fazer história na Copa Sul-Americana, visto que alcançará uma classificação inédita para semifinal do torneio, superando 2018 quando também chegou nas quartas de final, mas foi eliminado pelo Athletico-PR, que mais tarde se tornou campeão em cima do Junior Barranquila.

Como perdeu o jogo de ida por 3 a 2, na Arena Fonte Nova, o Esquadrão precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar ou devolver o placar do primeiro encontro para decidir a vaga na disputa por pênaltis. Se vencer por 1 x 0 ou 2 x 1, estará eliminado pelo critério do gol qualificado. Já se vencer por 4 a 3, garante a vaga por marcar mais gols na casa do adversário.

Em 2020, o Bahia venceu nove jogos fora de casa, considerando Campeonato Baiano, Sul-Americana, Copa do Nordeste e Série A, cinco deles por dois gols de diferença, que é o que precisa para se classificar. Em fevereiro, o Esquadrão derrotou o Nacional por 3 a 1, no Paraguai, pelo jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana, isso após vencer o primeiro jogo por 3 a 0. No Campeonato Brasileiro, foram apenas dois triunfos como visitante (Botafogo e Coritiba), ambos por 2 a 1. Se sofrer um gol do Defensa y Justicia, o Tricolor precisaria marcar três.

Para o duelo na Argentina, o técnico Mano Menezes conta o goleiro Douglas e o volante Gregore, que não aturaram no jogo de ida. Por outro lado, o zagueiro Lucas Fonseca segue na fase de transição física e desfalca o time, mesmo caso do lateral-direito João Pedro que não atua há alguns meses por conta da cirurgia no joelho. A única dúvida é na zaga, com Anderson Martins disputando posição com Ernando. Um possível Bahia para enfrentar o Defensa y Justicia tem: Douglas; Nino Paraíba, Anderson Martins (Ernando), Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo e Daniel; Rossi, Élber e Gilberto.

Quem apita o duelo é o paraguaio Eder Aquino. Ele será auxiliado por Eduardo Cardozo (PAR) e José Cuevas (PAR). O quarto árbitro será Mario Diaz de Vivar. Já o VAR ficará sob responsabilidade de Juan Benitez (PAR), com o auxílio de Milciades Saldivar (PAR) e Ricardo Casas (ARG). O argentino Sergio Viola ficará como observador de VAR.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário