Com gol aos 53, Bahia vence o Botafogo e ganha um respiro na Série A

Bahia chegou aos 22 pontos e assumiu a 14ª colocação

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Com a goleada de 4 a 0 em cima do Melgar no meio da semana, o Esporte Clube Bahia chegou com moral para o duelo de SEIS pontos contra o Botafogo neste domingo, na Arena Fonte Nova, pela primeira rodada do returno da Série A do Brasileiro, e esperava-se que o técnico Mano Menezes manteria a mesma equipe, porém, resolveu mexer e começou com o atacante Gilberto no banco. Mesmo sem apresentar a mesma eficiência da partida contra os peruanos e longe de uma atuação de encher os olhos, o Esquadrão fez o dever de casa, que era o esperado, e conseguiu um triunfo importantíssimo e necessário, com gol do meia Rodriguinho cobrando pênalti, aos 53 minutos do segundo tempo. Com o triunfo, o Bahia chegou aos 22 pontos e assumiu a 14ª colocação, ultrapassando justamente o Botafogo que caiu para a 17ª colocação, entrando no Z4, com 20 pontos.

 

Bahia e Botafogo fizeram um primeiro tempo bem equilibrado na Fonte Nova, inclusive nos quesitos finalizações (5×4), escanteios (3×3), passes errados (32×34) e posse de bola (49% x 51%), porém, só passaram a criar situações de gol a partir dos 20 minutos. A melhor chance do Fogão foi com Bruno Nazário, que finalizou rasteiro próximo a trave de Douglas. Pelo lado tricolor, Lucas Fonseca obrigou Saulo a fazer grande defesa. Aos 43, o Bahia abriu o placar com Fessin, de cabeça, contando com um frangaço do arqueiro alvinegro, no entanto, o VAR viu falta de Nino no início da jogada e avisou ao árbitro que invalidou o gol.

O Bahia voltou para o segundo tempo sem alteração e pressionou o Botafogo nos primeiros minutos, porém, sem efetividade e pouco agressivo. Com isso, Mano Menezes resolver mexer em dose dupla aos 15 minutos, entrando Rodriguinho e Gilberto nos lugares de Rossi e Daniel. As mudanças não surtiram efeito e o time seguiu sem conseguir agredir o adversário e errando muitos passes bobos. Marco Antônio e Alesson também entraram para tentar dar um poderio ofensivo, ainda assim, apesar do domínio e da posse de bola, estava difícil furar o bloqueio alvinegro. No entanto, aos 50 minutos, o árbitro marcou um pênalti, o VAR chamou o juiz para rever o lance e ele confirmou a penalidade, cobrada e convertida pelo meia Rodriguinho.

O próximo compromisso do Esporte Clube Bahia é novamente em Salvador. Nesta quarta-feira (11), enfrenta o Fortaleza, às 18h45, na Arena Fonte Nova, em duelo da 18ª rodada que foi adiado por conta da partida do time cearense contra o São Paulo pela Copa do Brasil. Pela 21ª rodada, o Esquadrão só entra em campo no dia 16, uma segunda-feira, às 18h, diante do Coritiba, no Estádio Couto Pereira.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 0 BOTAFOGO
Brasileiro da Série A (20ª rodada)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data e Hora: 08/11/2020 (domingo), 18h15
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva e Leone Carvalho Rocha (ambos de GO)
VAR: Wagner Reway (PB), auxiliado por Christiano Gayo Nascimento (DF) e Oberto da Silva Santos (PB)

BAHIA
Douglas; Nino Paraiba, Lucas Fonseca, Anderson Martins e Juninho Capixaba; Gregore, Elias e Daniel (Gilberto); Rossi (Rodriguinho), Élber (Marco Antônio) e Fessin (Alesson). Técnico: Mano Menezes.

BOTAFOGO
Saulo; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luis; Caio Alexandre, José Welison (Luiz Otávio) e Bruno Nazário; Kelvin (Kalou), Guilherme Santos (Davi Araujo/Éber) e Matheus Babi. Técnico: Flávio Tenius.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário