Na última vez que Bahia e Sport se enfrentaram, a história era outra

Bahia ainda tenta se consolidar fora da zona de rebaixamento

No domingo, será reeditado mais um clássico nordestino entre Bahia e Sport-PE que se enfrentam às 18h15, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, dando sequência a décima terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A que será iniciada neste sábado com três jogos, tendo como destaque outro clássico, agora Grêmio e Internacional que batem de frente na Arena Grêmio. Antes do início do Brasileirão 2020, o Esporte Clube Bahia era apontado como principal clube do Nordeste na competição, enquanto o Sport-PE que disputou as últimas posições do estadual era um forte candidato ao rebaixamento. Passado 12 rodadas, o quadro não se confirmou. Enquanto o Bahia tenta se consolidar fora do Z4, o time pernambucano é o melhor dos quatro clubes nordestinos com 17 pontos na oitava posição.

 

No histórico dos confrontos dos clubes, o Bahia tem um retrospecto bastante favorável. Em 14 jogos, Bahia venceu sete, empatou cinco e perdeu apenas duas vezes. Além disso, marcou o dobro de gols do Rubro-negro: 16 x 8. No último confronto, o Bahia venceu por 2 x 0, na Série A de 2018. Na ocasião o jogo aconteceu pela 23ª rodada do Brasileirão com gols marcados pelo atacante Gilberto e o zagueiro Tiago (hoje no Ceará). O camisa 9 marcou contra o Botafogo na última quarta-feira e encerrou um jejum de 13 partidas.

Curiosamente em 2018, a situação era completamente distinta com Sport brigando para não cair e o Bahia ainda sonhando com uma vaga da Copa Sul-Americana. No entanto, ao final das 38 rodadas, o time de Pernambuco agarrado com o Vitória, América-MG e Paraná, retornaram para a segunda divisão. Deste, apenas o Sport-PE abandonou a divisão. O Bahia encerrou sua participação naquele ano em décimo primeiro lugar com 48 pontos e concretizou uma vaga para a Copa Sul-Americana.

Vale lembrar que o Bahia vive um jejum dentro de casa na Série A. Nos últimos quatro jogos, o tricolor não venceu nenhum. Empatou com Palmeiras (1×1) e perdeu para Flamengo (5×3), Grêmio (2×0) e Atlético/GO (1×0). Os dois únicos triunfos foram ante Coritiba e RB Bragantino, nos dois primeiros jogos do time na competição, porém, pela 2ª e 3ª rodada, respectivamente, que o deixa com um aproveitamento de 38,8% atuando em Salvador.

O Sport, por sua vez, só venceu um jogo fora de casa até aqu no Campeonato Brasileiro, ao derrotar o Grêmio, por 2 a 1, na Arena em Porto Alegre, pela 7ª rodada. Fora isso, soma três derrotas (Vasco, Coritiba e Fortaleza) e dois empates (Atlético-GO e Palmeiras).

JOGOS DA 13ª RODADA DA SÉRIE A

SÁBADO, 03/10
17h00 – Grêmio x Internacional
19h00 – Palmeiras x Ceará
21h00 – Corinthians x Bragantino

DOMINGO, 04/10
11h00 – Botafogo x Fluminense
16h00 – Coritiba x São Paulo
16h00 – Flamengo x Athletico-PR
18h15 – Fortaleza x Atlético-GO
18h15 – Goiás x Santos
18h15 – Bahia x Sport
20h30 – Atlético-MG x Vasco

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário