Mano Menezes é o novo treinador do Esporte Clube Bahia

Mano Menezes já conquistou três vezes a Copa do Brasil

Fim do mistério. O Esporte Clube Bahia já definiu o seu novo treinador para assumir o lugar de Roger Machado, que ficou um ano e meio no clube, mas foi demitido na última quarta-feira, após tomar 5 a 3 do Flamengo em Pituaçu. Trata-se de Mano Menezes, de 58 anos, que estava desempregado desde 2019 quando foi demitido do Palmeiras. Outros nomes foram especulados, como Felipão, Fábio Carille e Dorival Júnior. O acerto foi fechado nesta terça-feira e o treinador vai assinar até dezembro de 2021, segundo informação do site Globo Esporte. Mano chega com uma enorme bagagem e títulos de expressão, como a Copa do Brasil, conquistada uma vez com o Corinthians e duas vezes pelo Cruzeiro.

 

Mano e Bahia tinham negociações avançadas, porém, a conversa chegou a ser pausada por conta de um problema pessoal. O preparador físico Eduardo Silva, o Dudu, que trabalha na comissão técnica de Mano, sofreu AVC e teve que passar por cirurgia. A direção do Bahia propôs ao treinador o acerto com o preparador na comissão – mesmo enquanto ele não puder trabalhar presencialmente, devido à necessidade de recuperação – e chegou a um acordo definitivo com o técnico, que é aguardado em Salvador nos próximos dias para assinar o contrato e ser apresentado. Ele vai comandar a equipe na sequência da Série A e também na Copa Sul-Americana.

Luiz Antônio Venker Menezes, de 58 anos, mais conhecido como Mano Menezes, acumula passagens no início da carreira por Guarani-VA, Brasil de Pelotas, Iraty, 15 de Novembro, Caxias. Em 2005, conquistou o acesso à Série A com o Grêmio e foi bicampeão gaúcho (2006-2007). Deixou o clube gremista para comandar o Corinthians, onde também pegou o time na Série B e levou à elite em 2008. No ano seguinte, foi campeão paulista e da Copa do Brasil. Deixou o Timão para assumir a Seleção Brasileira, onde ficou de 2010 até 2012, conquistando dois Superclássicos das Américas (2011/2012).

Passou ainda por Flamengo (2013) e um novo retorno ao Corinthians (2014), mas só voltou a conquistar títulos no Cruzeiro, sendo bicampeão da Copa do Brasil (2017/2018) e bicampeão mineiro (2018/2019). Saiu do Brasil para comandar o Shandong Luneng, da China, e retornou ao Cruzeiro em 2016, ficando até 2019, mas não teve sucesso na segunda passagem e acabou deixando a Toca da Raposa, assumindo meses depois do Palmeiras.

A passagem de Mano pelo Palmeiras durou pouco menos de quatro meses. O contrato iria até o fim de 2021. A multa rescisória é de um salário, assim como era com seu antecessor, Luiz Felipe Scolari. Em 20 partidas sob o comando de Mano, o Palmeiras venceu 11 vezes, com cinco empates e quatro derrotas. Apesar do bom começo após emendar cinco triunfos seguidos, Mano não conseguiu manter o Palmeiras próximo ao Flamengo na briga pelo título brasileiro.

Autor(a)

Deixe seu comentário