Todos os jogos de sábado da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro estão concluídos anotando duas derrotas dos times nordestinos. O último encerrado aconteceu na Arena Castelão em Fortaleza, com o Santos que não sabia o que é vencer há três rodadas quebrando o embalo do Ceará do técnico Guto Ferreira ao vencer pelo placar de 1 x 0 com Felipe Jonatan anotando o único gol da partida ainda no primeiro tempo. O revés quebra uma sequência positiva do Ceará que vinha de quarto triunfos em sequência, isto quando considerando também a classificação diante do Vitória na Copa do Brasil quando venceu pelo placar de 4 x 3 dentro do Barradão.
Com o resultado, o Santos salta da décima primeira posição para sétima posição após somar 11 pontos, inclusive superando o próprio Ceará. Já o Vozão com o tropeço dentro de casa, estagnado com 10 pontos é mantido em oitavo lugar, porém, pode ser ultrapassado por Athletico Paranaense, Palmeiras e Bahia que só atuam neste Domingo. Na próxima rodada, o Ceará outra vez dentro de casa, enfrenta o Clube Atlético Mineiro, enquanto, o Santos no Estádio da Beira Rio duela com o líder Internacional de Porto Alegre.
Logo cedo, o Flamengo manteve o embalo e mesmo encontrando dificuldades, derrotou o Fortaleza pelo placar de 2 x 1 em jogo realizado no Estádio do Maracanã, bastante criticado pelos jogadores do Flamengo acerca do gramado considerado como impraticável pelos cariocas. Éverton Ribeiro e Gabriel Barbosa marcaram para o Flamengo, enquanto Juninho batendo e convertendo penalidade descontou para o time nordestino.
Com a derrota, o Fortaleza fica na 10ª posição com oito pontos, mas pode ser ultrapassado por outros clubes que ainda jogam na rodada. Já o Flamengo chega ao sexto jogo sem perder, soma a terceira vitória em sequência, supera o Vasco, São Paulo e Atlético-MG, atinge 14 pontos e assume a vice-liderança, mas ainda torce por tropeços dos adversários para se fixar na posição. Na rodada seguinte, o Rubro-Negro encara o Fluminense enquanto o Fortaleza enfrenta o Sport-PE na Arena Castelão. Ambos os jogos acontecem na próxima quarta-feira, às 19h30 e 21h30, respectivamente.
No outro jogo do sábado, Corinthians e Botafogo se enfrentaram na Arena Itaquera de propriedade do time paulista que a partir desde jogo foi rebatizada de Arena Neo Química pelos próximos 20 anos, registrando um empate em 2 a 2. Fagner abriu o placar para o Corinthians, Bruno Nazário empatou para o Botafogo que foi para cima, virou o jogo com o gol do estreante marfinense Salomon Kalou no segundo tempo de jogo, mas aos 48 o atacante Jô empatou e deixou tudo igual em um resultado injusto diante da superioridade do time carioca.
Com o resultado, o Botafogo chegou aos 8 pontos e deixou a zona de rebaixamento, assumindo o 13º lugar, igualando a pontuação e encostando no Bahia que entra em campo neste domingo contra o Internacional, no Beira-Rio, enquanto o Corinthians chegou aos 9 pontos e ocupa o 9º lugar. Na sequência, o Botafogo encara o Athletico-PR na Arena da Baixada em Curitiba na próxima quarta-feira, às 20h30. Na quinta-feira, o Corinthians, outra vez na Arena Neo Química, faz o clássico paulista contra o Palmeiras às 21h30 fechando os jogos da nona rodada do Brasileiro.
JOGOS DA 8ª RODADA DA SÉRIE A
SÁBADO, 05/09
17h00 – Flamengo 2 x 1 Fortaleza
19h00 – Corinthians 2 x 2 Botafogo
21h00 – Ceará 0 x 1 Santos
DOMINGO, 06/09
11h00 – Bragantino x Palmeiras
16h00 – São Paulo x Fluminense
16h00 – Internacional x Bahia
18h00 – Vasco x Athletico-PR
19h00 – Atlético-GO x Grêmio
20h30 – Sport-PE x Goiás
20h30 – Coritiba x Atlético-MG