Apesar de já ter deixado o Hatta Club, dos Emirados Árabes Unidos, o atacante Neilton ainda não se reapresentou ao Esporte Clube Vitória, com quem tem contrato até dezembro de 2020, com vencimentos beirando a casa dos R$ 300 mil. A situação do jogador permanece indefinida, afinal, o clube não tem condições de arcar com os vencimentos atuais por conta dos problemas financeiros. Recentemente, um dos agentes afirmou que existe a possibilidade de seguir no Leão para disputa da Série B. Por outro lado, o grupo HWS Grupo, empresa que gerencia a carreira do Neilton, conversa com o Vitória sobre o interesse de outros clubes no jogador. Enquanto isso, o jogador aguarda uma definição de seu futuro antes de se apresentar na Toca do Leão. Em entrevista à página “Vamos Negô”, no Instagram, o técnico Bruno Pivetti falou sobre a possibilidade de permanência do atleta no Leão.
Yago Andrade: Como você acha que o Neílton deve contribuir com o elenco, caso o Vitória consiga a permanência do atleta?
Bruno Pivetti: “A qualidade do Neílton é inquestionável, qualquer treinador tiraria o proveito de todas as qualidades técnicas e táticas que o jogador tem. Atualmente ele não se encontra treinando com o nosso elenco. Para o Vitória agora é complicado.”, disse.
Neilton Meira Mestzk chegou ao Vitória em 2017, na gestão do diretor de futebol Sinval Viera. O jogador, que estava emprestado ao São Paulo e foi devolvido ao Cruzeiro, firmou vínculo com o Rubro-Negro por três temporadas. Para concluir a contratação, o Vitória teve que ceder parte dos direitos econômicos do meia-atacante Nickson, de 19 anos, ao Cruzeiro e ainda por empréstimo recebeu o meia Gabriel Xavier. Neilton disputou 56 partidas pelo Leão na temporada 2018 e marcou 21 gols. No entanto, com a queda do clube para Série B e a nova política de austeridade, o atleta acabou emprestado. Ao todo, em 86 jogos pelo Vitória, Neilton fez 28 gols.
Em 2019, ele foi emprestado para o Internacional, onde viveu altos e baixos. Participou de 28 partidas e marcou apenas um gol. Em janeiro desse ano foi novamente emprestado ao Hatta Club-EAU, onde atuou em sete jogos com um gol anotado contra o Al Sharjah, na UAE League, que corresponde a divisão principal dos Emirados Árabes Unidos. Na carreira do jogador ainda constam passagens por Cruzeiro, São Paulo, Santos, Botafogo.