Repórter crava Salvador como sede do Nordestão e reinício em 18 de julho

Salvador concorre com Fortaleza para sediar a Copa do Nordeste 2020

No dia 22 de junho, a Confederação Brasileira da Futebol (CBF) confirmou de forma oficial a conclusão da Copa do Nordeste em sede única, no entanto, até o momento não definiu qual local vai sediar os últimos jogos da primeira fase, quartas de final, semifinais e final. Salvador, Fortaleza e Recife surgiram como candidatas, porém, no decorrer da última semana, a capital pernambucana foi perdendo força e parece ter sido retirada da disputa. O presidente do Bahia de Feira, que faz parte da Comissão Nacional de Clubes (CNC) e responsável por intermediar os entendimentos para que Feira de Santana venha a ser a subsede, afirmou que “Pernambuco ficou de fora por diversas razões”, (leia aqui), desta forma, Bahia ou Ceará sediará o Nordestão. A decisão deve ser anunciada nos próximos dias. Vários aspectos estão sendo analisados como a malha aérea, rodoviária, leitos de hotel, praças esportivas e estruturas nas cidades próximas de cada capital, além dos casos de coronavírus.

 

A imprensa baiana já vinha afirmando que a Bahia era a grande favorita para sediar a Copa do Nordeste, no entanto, vale lembrar que ainda depende da liberação das autoridades, no caso, o Governador Rui Costa, que decretou a suspensão de jogos no Estado até 6 de julho e até o momento não se manifestou sobre o assunto, e o Prefeito de Salvador, ACM Neto, que admite grande possibilidade da Bahia sediar o Nordestão e afirmou que tem conversado sobre o assunto com a CBF e com Alexi Portela, que representa a Liga do Nordeste. (leia aqui). Por falar em Portela, em declaração recente, ele afirmou que tem conversado com as cidades e que a primeira que liberar o futebol, vai sediar o torneio (leia aqui).

Neste sábado (04), o repórter Leonardo Boris, da Rádio Transamérica de Pernambuco, cravou o retorno da Copa do Nordeste para o dia 18 ou 19 de julho. Foi mais além, ao afirmar que Salvador será a cidade escolhida para sediar as partidas, que seriam disputadas no Barradão, em Pituaçu e na Arena Fonte Nova, enquanto o Estádio do Joia da Princesa e a Arena Cajueiro, ambos em Feira de Santana, receberiam jogos secundários. O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, deverá ser consultado para dar um parecer para que seja concreta ou não a possibilidade ser liberadas para jogos de futebol.

A Copa do Nordeste está paralisada desde o dia 17 de março, e ainda faltam disputar toda a 8ª rodada da fase de grupos, e o mata-mata, composto por quartas de final, semifinal e a decisão. No atual regulamento, apenas a decisão é disputada em duas partidas, algo que pode mudar em decorrência do caos provocado pela pandemia do novo coronavírus, que suspendeu o calendário do futebol nacional.

Líderes do Grupo A, Bahia e Fortaleza são os únicos já garantidos de forma antecipada nas quartas de final. Botafogo-PB aparece na 3ª posição com 12 pontos e precisa de um ponto para se classificar. Quem fecha o G-4 é o ABC. CRB, com 8 pontos na 6ª colocação, tem chances remotas. Freipaulistano e River-PI já deram adeus. No Grupo B, ninguém ainda garantiu classificação ainda, porém, Confiança e Vitória estão com vaga encaminhada, precisando de um simples empate na última rodada. O Leão terá como adversário na 8ª rodada o Botafogo-PB, em João Pessoa, na Paraíba. Náutico e Ceará, ambos com 11 pontos, precisam vencer, afinal, o Santa Cruz aparece logo abaixo no 5º lugar com 10 pontos. Imperatriz, América-RN e CSA já estão eliminados.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário