ACM Neto acredita que Salvador pode sediar a Copa do Nordeste 

Capital baiana concorre com Fortaleza para sediar o restante do torneio regional

Foto : Valter Pontes/Secom/PMS

O retorno e a conclusão da Copa do Nordeste já é certa que será realizada em sede única após proposta da Liga, aceita pela CBF. Mas aonde acontecerá e quando? Essa é a grande questão. A CBF pode definir ainda esta semana a sede para a conclusão da Copa do Nordeste. Desde o início, Salvador, Fortaleza e Recife figuram como candidatas à sediar o torneio regional. No entanto, segundo informação do presidente do Bahia de Feira, Jodilton Souza, que faz parte da Comissão Nacional de Clubes (CNC), “Pernambucano foi descartada por diversas razões”. Caso Salvador seja a escolhida, Feira de Santana poderá ser a subsede recebendo jogos no Joia da Princesa e na Arena Cajueiro. Na capital, três estádios seriam utilizados: Fonte Nova, Barradão e Pituaçu.

 

Seja onde for, deverá passar necessariamente pelo aval e crivo do governo da sede escolhida, levando em consideração a política de distanciamento social e outros aspectos. Vale lembrar que na Bahia, o governador Rui Costa estendeu a proibição de jogos até o dia 6 de julho. O prefeito de Salvador, ACM Neto, admite que existe grande possibilidade da Bahia sediar o Nordestão. Em entrevista coletiva nessa quarta-feira (1º), ele afirmou que tem conversado com a CBF sobre o assunto.

“Temos acompanhado o Bahia e o Vitória na volta aos treinos e eles estão cumprindo rigorosamente esses protocolos. Eu sentei para conversar com o presidente do Bahia, do Vitória, com Alexi Portela, que representa a Liga do Nordeste. Estamos conversando com a CBF a respeito de Salvador sediar as partidas da Copa do Nordeste. É possível que venhamos a sediar sim, mas não é uma decisão tomada”, diz o gestor.

A Copa do Nordeste está paralisada desde o dia 17 de março, e ainda faltam disputar toda a 8ª rodada da fase de grupos, e o mata-mata, composto por quartas de final, semifinal e a decisão. No atual regulamento, apenas a decisão é disputada em duas partidas, algo que pode mudar em decorrência do caos provocado pela pandemia do novo coronavírus, que suspendeu o calendário do futebol nacional.

Líderes do Grupo A, Bahia e Fortaleza são os únicos já garantidos de forma antecipada nas quartas de final. Botafogo-PB aparece na 3ª posição com 12 pontos e precisa de um ponto para se classificar. Quem fecha o G-4 é o ABC. CRB, com 8 pontos na 6ª colocação, tem chances remotas. Freipaulistano e River-PI já deram adeus. No Grupo B, ninguém ainda garantiu classificação ainda, porém, Confiança e Vitória estão com vaga encaminhada, precisando de um simples empate na última rodada. O Leão terá como adversário na 8ª rodada o Botafogo-PB, em João Pessoa, na Paraíba. Náutico e Ceará, ambos com 11 pontos, precisam vencer, afinal, o Santa Cruz aparece logo abaixo no 5º lugar com 10 pontos. Imperatriz, América-RN e CSA já estão eliminados.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário