A CBF acatou a solicitação dos clubes e a Copa do Nordeste será concluída em sede única. Inicialmente se ventilou os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco, sendo a escolhida aquele estado onde houver liberação do prefeito local e demonstre estrutura suficiente como Estádios, Centro de Treinamentos e Rede Hoteleira capaz. Neste cenário, Pernambuco está praticamente fora já que em recente decisão, a secretaria de saúde daquele estado descartou a liberação de jogos de futebol com ou sem público. Resta então, Salvador e Fortaleza, curiosamente dois estados que já contam com dois clubes classificados para a próxima fase de forma antecipada: Bahia e Fortaleza.
Em entrevista ao Diário de Pernambuco, o diretor da Liga do Nordeste, Alexi Portela, tratou do assunto de forma direta. Perguntado sobre o processo da escolha da sede, o dirigente revelou que a primeira capital a liberar o retorno dos jogos de futebol será a indicada para receber as partidas restantes do Nordestão.
“Estamos conversando com todas as cidades e quem liberar primeiro vai levar. Essa cidade sai na frente porque vamos passar o nome para a CBF e ai caberá a CBF aprovar ou não”, completou o dirigente.
“Estamos conversando com todas as cidades já há muito tempo e sondando para ver. Todo mundo quer saber quando é que volta, não só a Copa do Nordeste, como todos os estaduais”, afirmou Portela, que não se disse decepcionado com a decisão do Governo de Pernambuco de não autorizar o retorno dos jogos de futebol, no momento.
“Não podemos ficar decepcionados porque não estamos do outro lado. Temos que entender a situação de cada governante e como está cada estado. Não podemos criticar ninguém nesse momento em que o País vive. Mas a cidade que liberar primeiro larga como favorita, sem dúvida”, reforçou Portela, preocupado também com o aperto no calendário para a conclusão do Nordestão.
“Temos um prazo, já que em agosto começa o Campeonato Brasileiro. A CBF não fez nenhum tipo de cobrança, mas ela já disse que em agosto começa o Brasileiro. Isso quer dizer que se não conseguirmos concluir as competições antes disso fica difícil terminar. Não só a Copa do Nordeste, mas como os estaduais. O paredão está aí”, diz o ex-presidente dói Virória ao jornal pernambucano.
Ontem (1º) à tarde, foi à vez do prefeito de Salvador tratar do assunto. ACM Neto confirmou as tratativas com os dirigentes da Liga para tentar receber os jogos finais da Copa do Nordeste.