Será conhecido hoje à noite o primeiro finalista da Copa do Nordeste, que este ano excepcionalmente está sendo disputada em Salvador como sede única em decorrência da violenta crise do coronavírus que não oferece trégua, até então. O clássico tratado como “Clássico-Rei” pelos cearenses acontece depois de 101 anos de rivalidade fora do local de origem com ambos os clubes buscando o bicampeonato do nordeste. O Ceará levantou o caneco em 2015 vencendo o Esporte Clube Bahia ao estilo lasquinê, ou seja, lá e cá (1 a 0 na Fonte Nova e 2 a 1 no Castelão). O mesmo aconteceu com o Fortaleza que conquistou o título vencendo o Botafogo da Paraíba, em ambas as oportunidades (1 a 0 no Castelão e 1 a 0 em João Pessoa). Este ano, o Belo da Paraíba foi desclassificado pelo Bahia na fase de quartas de final.
Para o jogo desta terça-feira (28), o Ceará terá o retorno do lateral Samuel Xavier, fora da última partida contra o Sport-PE pelo acúmulo de cartões amarelos, e volta a ser peça à disposição de Guto Ferreira. A baixa certa fica por conta do zagueiro Luiz Otávio, expulso na última partida contra o Vitória. O Ceará é o único time invicto na competição regional, com 4 vitórias e 5 empates.
Já no Fortaleza não tem qualquer desfalques considerando os jogadores que embarcaram para Salvador, assim, o técnico Rogério Ceni pode escalar força máxima para o jogo contra o Ceará. Se houver qualquer mudança em relação ao jogo contra o Sport-PE, será por opção do treinador que busca o bicampeonato.
A novidade será a presença do lateral-direito Tinga, que recuperado de lesão, se juntou à delegação tricolor em Salvador e se colocou à disposição da comissão técnica. Neste jogo em hipótese de empate, o classificado será conhecido através das penalidades máximas, avança, e fará a grande final em dois jogos contra aquele que sobreviver no confronto entre Bahia e Confiança que acontece na quarta-feira, às 19h30, em Pituaçu.
No Ceará, três jogadores que faziam parte do grupo que conquistou o título para o Vozão cinco anos atrás sobre o Bahia, seguem no time hoje e buscando o bicampeonato: O volante Ricardinho, o lateral-direito Samuel Xavier e o meia-atacante Wescley. O experiente Ricardinho irá para a sua quarta semifinal pelo Vovô. Ele também esteve presente nas decisões de 2013 e 2014. O lateral-direito Samuel Xavier fará a sua terceira semifinal de Nordestão pelo Vozão. O atleta disputou as edições de 2014 e 2015. Já o meia Wescley vai para a segunda fase eliminatória pelo Ceará.
Prováveis Escalações:
Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Paulão, Quintero, Bruno Melo; Felipe, Romarinho, Juninho, David (Marlon); Osvaldo (Yuri César), Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni.
Ceará: Fernando Prass; Samuel Xavier (Eduardo), Klaus, Tiago, Bruno Pacheco; Charles Sobral, Ricardinho, Vinícius; Fernando Sobral, Rafael Sobis, Rick. Técnico: Guto Ferreira.
VEJA TAMBÉM
- Adversário do Bahia, Confiança empata clássico no retorno do Sergipano
- Trio de arbitragem alagoano apita Bahia x Confiança pela semifinal da Copa do Nordeste
- Confira gols do meia-atacante Marcelinho, novo reforço do Vitória
- Ainda sem Gilberto, Bahia inicia preparação para jogos decisivos
- Vitória anuncia meia-atacante que estava atuando no futebol da Bulgária
- Bellintani assume cadeira no Plenário de Autoridade Pública de Governança do Futebol
- Presidente do Jacuipense explica escolha pelo Valfredão para jogo contra o Bahia
- Fortaleza x Ceará: Onde assistir o jogo pela semifinal da Copa do Nordeste
- Após eliminações, Vitória inicia preparação para a estreia da Série B
- Bahia x Confiança: Saiba onde assistir o jogo pela semifinal do Nordestão