Sede única: Clubes terão que ceder para viabilizar finalização do Nordestão

Clubes já admitem sede única na Copa do Nordeste 2020

Foto: Cisco Nobre/GloboEsporte.com

Apesar de terem descartado a possibilidade num primeiro momento, os clubes que disputam a Copa do Nordeste começam a ceder e já aceitam a adoção de sede única para viabilizar o encerramento da Copa do Nordeste 2020. A decisão pode ser tomada na próxima terça-feira (16), quando os presidentes dos 16 clubes voltam a se reunir por videoconferência. O objetivo também é evitar os deslocamentos e facilitar a adoção de protocolos, como a testagem de todos os jogadores e o confinamento dos times. A escolha do local para abrigar a reta final do Nordestão dependeria da curva de contágio do coronavírus em cada estado, destaca o site Globoesporte.

 

O presidente do Botafogo-PB, Sérgio Meira, disse que os clubes estão dispostos a ceder justamente para que a competição seja concluída. “Considerando que será portões fechados, o jogo poderá ser em qualquer estádio. Lógico que prefiro jogar em João Pessoa. O momento é totalmente atípico e temos que ceder para viabilizar a finalização da competição em campo”, frisou o presidente do Botafogo-PB.

Outros clubes já endossaram o acordo. A Liga do Nordeste havia marcado uma reunião para a última sexta-feira, mas o encontro acabou adiado para a terça-feira da semana seguinte justamente para se ter um panorama mais fiel da situação de cada local. Vários estados anunciaram flexibilizações neste fim de semana, o que pode facilitar a volta do futebol – e ainda a escolha de uma sede única para o desfecho da competição regional.

A disputa em sede única pode ser a última cartada da Liga do Nordeste para viabilizar a conclusão do campeonato deste ano. Nos bastidores, alguns clubes chegaram a defender o encerramento do torneio sem um campeão, abrindo espaço para a conclusão dos estaduais e, mais importante, o início do Campeonato Brasileiro. Mas essa ideia foi logo rechaçada pela maioria, lembrando que os clubes perderiam dinheiro com o fim antecipado da competição.

A Copa do Nordeste foi paralisada no dia 17 de março, na penúltima rodada da primeira fase. Líderes do Grupo A, Bahia e Fortaleza são os únicos já garantidos de forma antecipada nas quartas de final. Botafogo-PB aparece na 3ª posição com 12 pontos e precisa de um ponto para se classificar. Quem fecha o G-4 é o ABC. CRB, com 8 pontos na 6ª colocação, tem chances remotas. Freipaulistano e River-PI já deram adeus. No Grupo B, ninguém ainda garantiu classificação ainda, porém, Confiança e Vitória estão com vaga encaminhada, precisando de um simples empate na última rodada. O Leão terá como adversário na 8ª rodada o Botafogo-PB, em João Pessoa, na Paraíba. Náutico e Ceará, ambos com 11 pontos, precisam vencer, afinal, o Santa Cruz aparece logo abaixo no 5º lugar com 10 pontos. Imperatriz, América-RN e CSA já estão eliminados. Pelo regulamento, quartas de final e semifinais serão disputadas em jogo único (na casa do time de melhor campanha). Somente a decisão será em jogos de ida e volta.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário