Mesmo sem jogos, gramado da Fonte Nova passa por manutenção de inverno

A ação tem o objetivo de deixar o gramado da Arena Fonte Nova ainda mais resistente

Foto: Divulgação

Com a pausa no ritmo intenso de jogos e eventos, imposta pelo isolamento social para conter a disseminação da pandemia da Covid-19, a equipe da Arena Fonte Nova tem aproveitado o momento para a realização de uma intensa manutenção no gramado. Enquanto as áreas internas do equipamento abriram as portas para o hospital de campanha dedicado a tratar os pacientes da covid-19, os técnicos da Greenleaf – empresa responsável pela manutenção do gramado da Arena –, seguem com a semeadura de inverno, processo também conhecido como Overseeding.

 

Esse procedimento consiste na melhora visual, densidade e uniformidade do campo, como explica a engenheira Milena Andrade, coordenadora de Manutenção da Arena Fonte Nova. “A aplicação é realizada no período mais frio, outono e inverno, quando as temperaturas são mais favoráveis ao desenvolvimento vegetativo da grama. A resposta a esse tipo de manejo, começa a ser percebida expressivamente em torno de 15 dias após aplicação da semeadura”, ressalta.

De acordo com Milena, as próximas etapas do planejamento iniciado em maio incluem uma poda vertical, com objetivo de melhorar o contato da semente até a superfície do solo, depois uma descompactação favorecendo a drenagem e troca gasosa do solo. “Na sequência, a semeadura de inverno, Overseeding, e posterior o Topdressing, que consiste na aplicação de uma camada de areia sobre o solo, facilitando a germinação da semente”, detalha.

Após essas etapas, no decorrer do mês de junho, o gramado da Arena Fonte Nova estará com uma boa estética e ainda mais resistente para o retorno das atividades, assim que forem liberadas pelas autoridades.

Sobre Arena Fonte Nova

A Arena Fonte Nova foi considerada pelos torcedores como a melhor arena da Copa do Mundo de 2014. Inaugurada em 7 de abril de 2013, a Arena traz uma estrutura inédita para o estado, com potencial para receber partidas nacionais e internacionais de futebol, além de eventos não-esportivos, como grandes shows e eventos corporativos. Primeira arena no mundo a receber a Certificação Internacional de Qualidade ISO 9001 do Sistema de Gestão de Qualidade para o Escopo de Construção de Arenas Multiuso e primeira do Brasil a conquistar a categoria Prata na Certificação LEED (Leadership in Energy and EnvironmentalDesign).

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário