O meio-campista Eric Ramires disputou apenas três jogos pelo FC Basel, sendo duas partidas pelo Campeonato Suíço e uma pela Europa League. Nas três ocasiões, o atleta entrou em campo saindo do banco de reservas. Apesar de não ter tido oportunidades para mostrar o seu futebol e também não ter conseguido atingir a meta de 23 jogos para ativar a obrigação de compra no contrato de empréstimo, o jogador ainda pode permanecer no Basel. Existe o interesse pela permanência, porém, restam menos de cinco dias para o término do empréstimo e até o momento ainda não houve uma definição. O presidente Guilherme Bellintani aguarda até o final de semana uma resposta concreta do Basel para depois começar a negociar com outros clubes interessados. Um retorno ao Esquadrão também não é descartado.
Além do Basel, que já manifestou interesse na sequência do atleta, clubes da França e da Itália também fizeram contato com o Bahia pelo jovem meio-campista. Com esses clubes, o clube ainda não abriu negociações em razão da preferência concedida aos suíços até o dia 30 de junho, terça-feira. Eric Ramires foi emprestado ao Basel com contrato parecido ao do atacante Arthur Cabral, com obrigação de compra. O meia tricolor precisava atuar em 23 partidas na temporada 2019/2020, no entanto, sofreu uma lesão no início que o afastou de boa parte da temporada e quando retornou, as competições foram paralisadas por conta da pandemia.
Revelado nas divisões de base do Esporte Clube Bahia, Ramires despontou na temporada 2018, após chamar a atenção no time de aspirantes e ser promovido ao time principal. Disputou 17 jogos e marcou dois gols na primeira temporada, atraindo olhares de clubes da Europa, exemplo do Arsenal que mandou representante ao Brasil para acompanhar o jogador na Arena Fonte Nova. Outros clubes europeus também demonstraram interesse, além de Palmeiras, Flamengo, Santos e Corinthians. No início de 2019, foi chamado pela Seleção Brasileira Sub-20 para disputar o Sul-Americano da categoria, no entanto, ao retornar, não repetiu as atuações de 2018 e perdeu espaço. Foram 33 partidas e dois gols anotados na segunda temporada. Acabou sendo emprestado ao Basel, da Suíça, com obrigação de compra, mas sofreu uma lesão e quando retornou, o futebol foi paralisado por conta da pandemia.