Evaristo de Macedo completa 87 anos e recebe felicitações do Bahia

Evaristo de Macedo é um dos grandes ídolos da história do Bahia

Nesta segunda-feira (22), o ex-jogador e ex-treinador Evaristo de Macedo completou 87 anos de vida e recebeu felicitações do Esporte Clube Bahia, clube onde se tornou ídolo após comandar o timaço campeão do Campeonato Brasileiro de 1988. No total das sete passagens pelo Esquadrão, Evaristo foi tetracampeão baiano (1973, 1988, 1998 e 2001), campeão da Copa do Nordeste (2001), campeão do Torneio Maria Quitéria (1998), além da segunda estrela nacional em 88. Em homenagem, no início do ano, o clube batizou a Cidade Tricolor com o nome de CT Evaristo de Macedo.

 

Se perguntar para qualquer torcedor quem é o maior técnico da história do Bahia, a grande maioria vai responder um nome: Evaristo de Macedo. O treinador campeão brasileiro de 1988 é sem dúvida o mais lembrado da Nação Tricolor em seus 89 anos de vida. Mas não foram só os títulos e os triunfos que fizeram ele ser considerado um dos maiores treinadores do Esquadrão em todos os tempos.

Conhecido como um grande incentivador do Fazendão, Evaristo ajudou a melhorar o antigo centro de treinamentos. O técnico sempre dava opiniões e sugestões para aperfeiçoar a estrutura do local de trabalho. No campo, Evaristo comandou o Tricolor em nada mais nada menos que 383 partidas, conquistando 199 triunfos, 97 empates e apenas 87 derrotas. Sob seu comando, o Bahia marcou 674 gols e sofreu 379.

Quem também parabenizou Evaristo foi o Flamengo. Nos tempos de jogador, ele começou a carreira de jogador no Madureira em 1950 e, dois anos depois, em 1952, foi contratado pelo Flamengo, onde foi tricampeão Carioca (1953, 1954 e 1955) sob o comando do técnico paraguaio Fleitas Solich. Marcou 103 gols e ganhou outros cinco títulos. Após encerrar sua carreira como atleta, Evaristo, formado em Educação Física pela Universidade Federal da Guanabara, virou treinador. O craque, inclusive, comandou o Fla, acumulando três passagens que, juntas, somam 83 partidas.

“O ídolo Evaristo de Macedo, um dos maiores jogadores da nossa história, completa 87 anos hoje. Um dos protagonistas do nosso segundo Tricampeonato Carioca (1953-54-55), Evaristo fez 190 jogos com o Manto Sagrado e marcou 103 gols, além de ter ganho outros cinco títulos”, dizia a publicação que seguiu: “Como técnico, foram três passagens com 83 jogos. Parabéns, craque! Felicidades, muita saúde e Saudações Rubro-Negras”, escreveu o Flamengo.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário