Após reunião, clubes decidem aceitar sede única na Copa do Nordeste

Proposta será enviada à CBF; Entidade escolherá o local

Para viabilizar a retomada da Copa do Nordeste, os clubes decidiram aceitar a ideia de sede única após reunião nesta terça-feira (16) com a Liga do Nordeste. A proposta será enviada à Confederação Brasileira de Futebol, responsável por gerir o torneio. No entanto, diferentemente da proposta inicial, quando o Recife era apontado como o local escolhido pela Liga do Nordeste, pela oferta atual, caberá à CBF escolher a sede. É o que garante Eduardo Rocha, presidente da Liga.

 

“Nós vamos encaminhar a proposta de sede única para a Copa do Nordeste ser finalizada em campo. Chegamos a um acordo com todos os clubes e vamos encaminhar a oferta para a CBF, creio que não terá problema, pois é um desejo coletivo.”, disse.

Com relação ao prazo para que a disputa seja concluída, Eduardo Rocha acredita que o torneio levará até 30 dias, para quem for à final. Mas boa parte dos participantes sairão após 16 dias, uma vez que dos 16 participantes, oito serão eliminados depois de mais uma rodada.

“Vamos solicitar duas semanas de treinamento para os times. Depois disso, com mais 15 dias a gente encerra a competição. Vale lembrar que só quem vai para a final fica 30 dias, oito equipes são eliminadas logo na primeira rodada. Então, creio que não teremos problemas com datas.”

Neste momento, há clubes que não podem treinar em seus estados por conta da pandemia causada pela Covid-19. Desse modo, eles terão 14 dias de treinamento na cidade que for escolhida. Os custos também serão bancados pela Liga do Nordeste. Bahia, Ceará e Pernambuco, por outro lado, já contam com equipes autorizadas a treinar seguindo protocolos sanitários para evitar o contágio do novo coronavírus.

A Copa do Nordeste foi paralisada no dia 17 de março, na penúltima rodada da primeira fase. Líderes do Grupo A, Bahia e Fortaleza são os únicos já garantidos de forma antecipada nas quartas de final. Botafogo-PB aparece na 3ª posição com 12 pontos e precisa de um ponto para se classificar. Quem fecha o G-4 é o ABC. CRB, com 8 pontos na 6ª colocação, tem chances remotas. Freipaulistano e River-PI já deram adeus. No Grupo B, ninguém ainda garantiu classificação ainda, porém, Confiança e Vitória estão com vaga encaminhada, precisando de um simples empate na última rodada. O Leão terá como adversário na 8ª rodada o Botafogo-PB, em João Pessoa, na Paraíba. Náutico e Ceará, ambos com 11 pontos, precisam vencer, afinal, o Santa Cruz aparece logo abaixo no 5º lugar com 10 pontos. Imperatriz, América-RN e CSA já estão eliminados.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário