Após a reprise da semifinal do Campeonato Brasileiro de 1988, triunfo por 2 a 1 sobre o Fluminense, de virada, que registrou recorde de público na Fonte Nova com mais de 110 mil torcedores, o torcedor do Esporte Clube Bahia poderá ver/rever mais uma retransmissão histórica. Neste domingo (17), às 16h, a TV Bahia vai exibir o jogo que garantiu o bicampeonato brasileiro ao Esquadrão, o empate em 0 a 0 com o Internacional, diante de 79.598 torcedores no Beira-Rio. Apesar de ser o Brasileirão de 1988, o segundo jogo da final foi realizado apenas no dia 19 de fevereiro de 1989. Na ida, havia vencido por 2 a 1 em Salvador, com dois gols marcados pelo craque Bobô.
Craque do time, o meia Bobô foi premiado com a “Bola de Prata” da revista Placar, sendo apontado para a seleção do campeonato. Logo após a festa do título, o jogador foi vendido ao São Paulo por US$ 1 milhão, sendo a maior negociação do Nordeste na época. Três jogadores foram convocados por Sebastião Lazaroni para amistosos da Seleção Brasileira: o meia-atacante Zé Carlos (3 jogos), o centroavante Charles (9 jogos e 3 gols marcados) e o próprio Bobô. O meia viveu uma situação curiosa, pois foi chamado ainda pelo tricolor baiano, mas quando se apresentou na Granja Comary já estava ligado ao tricolor paulista.
Os melhores jogadores do campeonato em suas posições, eleitos pela revista Placar: Taffarel (Internacional), Alfinete (Grêmio), Aguirregaray (Internacional), Pereira (Bahia), Mazinho (Vasco da Gama), Bobô (Bahia), Paulo Rodrigues (Bahia), Adílson Heleno (Criciúma), Vivinho (Vasco da Gama), Nílson (Internacional) e Zinho (Flamengo).
INTERNACIONAL 0 x 0 BAHIA (2º jogo)
Data – 19 fevereiro de 1989
Estádio – Gigante do Beira-Rio
Árbitro – Dulcídio Wanderley Boschilla
Internacional – Taffarel, Luiz Carlos Winck, Aguirregaray, Norton, Casemiro, Norberto, Luís Fernando, Luís Carlos Martins, Maurício (Hélder), Nílson e Edu. Técnico: Abel Braga.
Bahia – Ronaldo, Tarantini, João Marcelo, Claudir (Newmar), Paulo Róbson, Paulo Rodrigues, Zé Carlos, Bobô (Osmar), Gil, Charles e Marquinhos. Técnico: Evaristo de Macedo