Com a possibilidade de saída do volante Arthur, que tem ofertas do Tottenham e da Inter de Milão segundo informação do “Mundo Deportivo”, o Barcelona fez uma sondagem pelo volante Bruno Guimarães, ex-Athletico Paranaense. De acordo com o diário “As”, o clube espanhol procurou o Lyon e representantes do atleta para saber da possibilidade de negociação. Bruno Guimarães chegou ao Lyon por influência do diretor do clube, Juninho Pernambucano. Segundo o jogador, o outro clube interessado na época, o Atlético de Madrid, tinha a preferência (por causa da negociação do lateral-esquerdo Renan Lodi), mas não o procurou.
Capitão da seleção olímpica e convocado para os primeiros jogos do Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, Bruno Guimarães chamou a atenção do Barcelona por causa do ótimo rendimento pelo Lyon, mesmo com pouco tempo de clube (chegou em fevereiro). Ele foi um dos destaques da vitória do time francês sobre a Juventus, na partida de ida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.
Com a decisão da Liga de Futebol Profissional da França (LFP) de encerrar o Campeonato Francês, o Lyon terminou a competição em sétimo lugar, fora das competições europeias na próxima temporada. O clube entrou na Justiça contra o término. De acordo com o “As”, o Lyon então se veria numa situação de necessidade de vender uma de suas estrelas – o que explicaria o movimento do Barcelona por Bruno.