Começa já na quarta-feira a autêntica maratona de torneios disputados de forma simultânea do calendário do futebol brasileiro, gerando como consequência, o surgimento de equipes ora chamadas de SUB-23, alternativos ou de transição entre outras denominações para fazer frente à demanda de tantos torneios, alguns de péssima qualidade, como os campeonatos estaduais. O importante para os homens com o poder de mando é a agradar ou simplesmente se curvar aos interesses dos patrocinadores via a TV, que convenhamos, são eles que de fato mandam e desmandam no futebol brasileiro.
Para nós os baianos, tema principal deste espaço, começamos a Copa do Nordeste e o Campeonato Baiano juntos, mas na próxima quarta-feira se inicia a Copa do Brasil para os clubes baianos, Bahia, Vitória, Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas e logo após a Copa Sul-Americana, este especificamente para o Esporte Clube Bahia.
O Bahia terá pela frente como primeiro adversário pela Copa do Brasil de forma curiosa, River do Piauí, líder do Grupo A da Copa do Nordeste onde o Bahia é o segundo colocado, perdendo a liderança através de um dos critérios de desempate: o número de gols marcados. A propósito, o time piauiense foi o destaque da última rodada sendo único clube que marcou três gols em uma partida quando venceu o fragilizado CSA pelo placar de 3 x 1 no Estádio Albertão.
Já no Campeonato do Piauí, o clube é o lanterna da competição depois de realizadas quatro rodadas com apenas um único ponto conquistado. A campanha custou o cargo do técnico Márcio Goiano, demitido na quinta-feira. Quem assume o posto e justamente contra o Bahia, é o cearense Marcelo Vilar. O treinador será apresentado nesta segunda-feira (3). No entanto, o técnico esteve no Estádio Albertão e assistiu no triunfo por 3 x 1 contra o CSA pela Copa do Nordeste.
Nesta primeira etapa da Copa do Brasil, a classificação será disputada em jogo único, com vantagem do empate para o clube visitante, melhor colocado de acordo com o Ranking Nacional de Clubes da CBF. Por exemplo: River e Bahia se enfrentarão com mando da equipe piauiense. O tricolor de aço terá a vantagem do empate para avançar para a próxima fase.
Na segunda fase, os mandos de campo já estarão definidos conforme o sorteio de hoje. Mas, em caso de empate, a disputa será nos pênaltis.
A partir das oitavas de final, entram na competição os clubes classificados para a taça Libertadores da América (Flamengo, Athletico-PR, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Internacional e Corinthians) e os campeões da Brasileiro Série B (Bragantino), Copa do Nordeste (Fortaleza) e Copa Verde (Cuiabá).