Clubes já rebaixados na Série A têm contrato com a Rede Globo

Resta apenas uma vaga para definir o Z4 do Brasileiro

O Campeonato Brasileiro da Série A está praticamente definido. Flamengo campeão com uma enorme facilidade. Dos quatros clubes que entram direto na fase de grupos da Copa Libertadores, três estão ajustados (Santos, Palmeiras e Grêmio), restando apenas uma vaga que no momento é do São Paulo e a definição dos dois clubes que vão entrar fase de Pré-Libertadores e os outros que vão para Copa Sul-Americana. Fortaleza e Goiás já estão garantidos. Bahia e Vasco encaminhados. Do nono colocado até o décimo quarto se classificam. Lá embaixo, três dos quatros clubes já foram rebaixados, (Avaí, CSA e Chapecoense) sendo que a última vaga, aquela que ninguém quer, será decidida entre o nordestino Ceará e o tradicional Cruzeiro, este pode frequentar pela primeira da sua história a divisão intermediaria do futebol brasileiro.

 

Essa questão já pode ser definida na rodada do meio de semana. Na quarta-feira, o Ceará enfrenta Corinthians, no Castelão. Na quinta-feira será a vez do Cruzeiro encarar o Grêmio em Porto Alegre. Empate do vozão e derrota do Grêmio, o time nordestino está livre. O time mineiro, nessa hipótese, ficaria com 36 pontos, mas com três vitórias a menos, o que já determinaria o seu rebaixamento pela primeira vez na história.

O rebaixamento de quaisquer clube, até os menos afamados ou os tradicionais, sempre é um duro golpe aos torcedores pelo desfalque enorme que produz nas finanças no clube, isto sem conta com o desamparo moral, redução da visibilidade já que equivocadamente a divisão é tratada como uma espécie de subsolo do futebol nacional, no entanto, este ano comporta um ingrediente além: a briga das TVs pela partilha nas transmissão jogos jogos.

Caso o Ceará renove a permanência, o GRUPO Turner conseguirá manter os sete times com os quais tem contrato na Primeira Divisão. Já a Globo pode experimentar quatro rebaixamentos, já que Avaí, Chapecoense e CSA possuem contrato com a emissora e caíram para a Série B e o Cruzeiro que está à corda do pescoço.

Desta forma, a temporada de 2020 do Brasileirão poderá fazer com que a Turner reduza ainda mais a diferença para a Globo em número de times com a chegada do Coritiba, vindo da Série B. Isso vai assegurar pelo menos sete times na Série A. Se o Ceará se mantiver, serão ao menos oito. Fora isto, ainda não existe definição qual será posição do Bragantino Campeão da Série B, se GLOBO ou Turner. O Sport-PE tem contrato com a GLOBO, compensa e reduz o prejuízo. O Atlético-GO ainda não tem uma posição clara.

Assim, a Turner poderá saltar de sete para nove clubes com contrato para transmissão de jogos na TV paga em 2020. Isso deve ajudar a emissora a ter mais jogos exclusivos para transmitir e se aproximar no meio na divisão, algo considerando como impensável anos atrás

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário