Bahia e Vitória anunciaram até aqui apenas cinco novidades para 2020

Clubes seguem mapeando o mercado atrás de reforços

Gérson Magrão, Alisson Farias, Rafael Carioca, Jadson e Daniel.

O mercado da bola no futebol brasileiro segue a todo vapor, porém, muitos clubes ainda estão tímidos no quesito contratações, talvez pela dificuldade de se encontrar jogadores de qualidade com bom custo benefício diante do leilão feito pelos empresários que acaba elevando os valores. É o caso da dupla BA-VI, que até o momento, só anunciou cinco novidades. O Esporte Clube Bahia oficializou dois reforços, o meia Daniel (ex-Fluminense, contratado em definitivo por 2 anos) e o volante Jadson (emprestado pelo Cruzeiro). Já o Esporte Clube Vitória anunciou três reforços: o lateral-esquerdo Rafael Carioca, campeão da Série B pelo Bragantino, o volante Gérson Magrão, ex-Ponte Preta, e o meia-atacante Alisson Farias, destaque do CRB na Série B, sendo que este último o Leão investiu R$ 300 mil por 60% dos direitos econômicos. Como irão utilizar times sub-23 no Campeonato Baiano, as equipes principais de Bahia e Vitória só estreiam na temporada 2020 no dia 25 de janeiro. O Esquadrão visita o Santa Cruz no Arruda, enquanto o Leão recebe no Barradão o Fortaleza.

 

Em 2020, o presidente Paulo Carneiro – que assumiu o clube em abril de 2019 – vai iniciar um planejamento do zero e o primeiro passo é a reformulação no elenco. Apenas sete jogadores que tinham contrato encerrando permaneceram (Van, Gabriel Bispo, Felipe Garcia, Romisson, Jonathan Bocão, Thiago Carleto e João Victor). Além desses jogadores já confirmados para 2020, o rubro-negro promoveu seis jovens da categoria de base para o time principal. Somam-se a Carlos e John o lateral direito Wellisson, de 20 anos; os volantes Maykon Douglas e Guilherme Rend; e o meia Matheus Tenório. Dezessete atletas deixaram o clube e cinco retornam de empréstimo, mas apenas um tem permanência confirmada: o atacante Léo Ceará.

Deixaram o Vitória: Matheus Rocha, Everton Sena, Ramon, Capa, Bruno Bispo, Dedé, Zé Ivaldo, Chiquinho, Marciel, Ruy, Felipe Gedoz, Léo Gomes, Baraka, Lucas Cândido, Wesley, Anselmo Ramon, Caíque.

Retornam de empréstimo ao Vitória: Fabiano (volta do Coritiba), Léo Ceará (CRB), Luan (Palmeiras), Neilton (Internacional) e Yago (Goiás). Ruan Renato, que voltou do Figueirense, já acertou com o Botafogo.

O Esporte Clube Bahia, por sua vez, já tem um time praticamente formado e vai contratar apenas pontualmente. Da equipe titular de 2019, apenas o meia-atacante Artur deixou o clube após o fim do empréstimo e retorna ao Palmeiras valorizado para ser incorporado ao elenco. Por outro lado, o time tem algumas carências, a principal delas é um meia armador para vestir a camisa 10. Thiago Galhardo é um nome ventilado, mas tem vínculo com o Ceará até o final de 2020. Cinco jogadores já se despediram do clube até aqui, enquanto Lucca tem proposta do futebol árabe e deve deixar o Esquadrão. Ernando tem contrato até o dia 31 e permanece com futuro incerto. Três voltam de empréstimo, mas não sabem se ficam.

Deixaram o Bahia: Ezequiel (volta ao Fluminense), Shaylon (volta ao São Paulo), Xandão (acertou com o CRB), Alejandro Guerra e Artur (voltam ao palmeiras; o primeiro será novamente emprestado).

Retornam de empréstimo ao Bahia: Régis (volta do Corinthians), Edigar Junio (Yokohama-JAP) e Yuri (Tochigi-JAP). Tiago, que rescindiu contrato com o Lanús-ARG, foi emprestado ao Ceará por duas temporadas.

REFORÇOS DO VITÓRIA

Natural do Rio de Janeiro, Rafael Bruno Cajueiro da Silva, nasceu no dia 17 de julho de 1992. Ele surgiu na divisões de base do Fluminense, mas se profissionalizou no Vila Nova-GO em 2011. Depois, rodou por Internacional, Resende, Caxias, Paraná, Ceará, CRB, Red Bull Brasil, além do Bragantino onde chegou em 2019 e atuou 27 jogos na temporada 2019, sendo 10 partidas pelo Campeonato Brasileiro e 17 pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Natural de Lages, Santa Catarina, Alisson Alves Farias, de 23 anos, surgiu nas divisões de base do Internacional e foi promovido ao elenco principal em 2015. Em 2017, foi emprestado ao Estoril Praia de Portugal. Acumula passagens ainda por Criciúma, Brasil de Pelotas, Coritiba. Em 2019, após defender o Sport-PE em dez partidas, o atacante acertou com o CRB, onde disputou 34 jogos e marcou 6 gols.

Natural de Diadema, Gerson Magrão, de 34 anos, foi revelado pelo Cruzeiro e acumula passagens por Santos, Figueirense, CRB e América-MG. Fora do país, ele defendeu o Feyenoord, da Holanda, o Dínamo Kiev, da Ucrânia, e o Sporting, de Portugal. Em outubro deste ano, Gerson Magrão foi dispensado da Ponte Preta juntamente com outros quatro atletas. Ele atua como volante, lateral-esquerdo e meio-campo.

REFORÇOS DO BAHIA

Daniel Sampaio Simões, nascido no Rio de Janeiro-RJ (11/01/1996), tem 1,73 de altura, 65 quilos e 16 anos de Flu, onde disputou 73 jogos pelo profissional e marcou 2 gols – um deles sobre o Bahia, em outubro. Em 2019, virou xodó da torcida e titular da equipe carioca. Ao longo da carreira, também defendeu o Oeste-SP, sob o comando do técnico Fernando Diniz, com quem trabalhou novamente neste ano. Camisa 10 de origem, chegou a atuar mais recuado e demonstrou grande dinâmica e polivalência.

Natural de São Bernardo (MA), Jádson Alves dos Santos acumula passagens pelas divisões de base do CFZ-RJ e Flamengo, mas se profissionalizou no Botafogo, onde atuou nas temporadas 2011 a 2013, sendo negociado com a Udinese da Itália. Retornou ao Brasil em 2015 para defender o Atlético-PR. Vestiu ainda as camisas de Santa Cruz, Ponte Preta e Fluminense, antes de chegar ao Cruzeiro em 2019. Pela Raposa, foram 31 jogos disputados e um gol marcado.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário