Bahia deve ser confirmado como melhor do Nordeste em novo ranking da CBF

Fortaleza sobe dez posições e assim estará na 23ª colocação

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

O Campeonato Brasileiro da Série A foi finalizado neste domingo. Campeão conhecido, os clubes da zona de Libertadores e Sul-Americana definidos, além dos quatro rebaixados decretados tendo como novidade apenas a presença do Cruzeiro como a grande surpresa. Os demais, Avaí, CSA e Chapecoense eram quedas previstas, ainda que o time catarinense tenha sido rebaixado pela primeira vez desde seu acesso à elite. Agora a expectativa é pela divulgação do novo do ranking da CBF previsto para os próprios dias.

 

De acordo os dados levantados e contabilizados por Thiago Minhoca, estatístico e comentarista da rádio O POVO/CBN de Fortaleza, com a manutenção na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Ceará garantiu a 19ª posição com 6.751 pontos. O time cearense assim iguala a melhor colocação desde que a entidade que comanda o futebol brasileiro mudou os critérios e volta ao grupo dos 20 melhores do país. Já o Fortaleza sobe dez posições e assim estará na 23ª colocação, seu melhor registro histórico, com 6.585 pontos. O Esporte Clube Bahia deve ser confirmado como o melhor clube nordestino passando ocupar a décima colocação.

O critério da CBF para o seu ranking (desde 2013) é levar em conta os cinco anos mais recentes atribuindo pontuações e pesos para as colocações das equipes nos respectivos torneios ano a ano, valendo apenas Copa do Brasil e Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. No Geral a a liderança segue com o Palmeiras, com 16.640 pontos, seguido por Flamengo e Grêmio.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário