Último triunfo do Bahia sobre o Palmeiras em Salvador foi em 1988

Esquadrão tenta derrubar TABU histórico contra o Palmeiras

Além do jejum de seis jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Esporte Clube Bahia terá outro tabu para quebrar diante do Palmeiras, domingo, na Arena Fonte Nova. A última vez em que o Tricolor Baiano venceu o Verdão em Brasileiros como mandante foi no dia 30 de outubro de 1988, época do bicampeonato, por 1 a 0, com gol de Pereira em cobrança de falta. Contabilizando todos os jogos, o Esquadrão não vence o Verdão desde 2012, quando bateu por 2 a 0, na Arena Barueri, com os dois gols marcados pelo atacante Souza “Caveirão’. A escalação do Esquadrão foi a seguinte: Marcelo Lomba; Gil Bahia, Danny Morais, Titi e Hélder; Fabinho, Fahel, Kleberson e Zé Roberto; Ciro e Souza.

 

De 2012 para cá, foram dez partidas disputadas, com cinco vitórias do Palmeiras e cinco empates. Na última partida, pelo primeiro turno, empate em 2 a 2 na Arena Palmeiras, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante Gilberto, na época em boa fase e hoje vivendo uma seca de gols de 10 jogos, marcou os dois gols do Bahia, enquanto Dudu balançou as redes a favor do alviverde.

No retrospecto geral, o Palmeiras também leva vantagem. Contando apenas confrontos pelo Brasileiro (de 1968 a 2019), ambos se enfrentaram 39 vezes, o Verdão venceu 19, enquanto o Esquadrão apenas 8 e tivemos outros 12 empates. Os paulistas balançaram as redes 54 vezes e os baianos 32. Atuando em Salvador, o Bahia enfrentou o Palmeiras 17 vezes pelo Brasileirão, vencendo apenas 3, perdendo 8 e empatando 6.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário