Dois jogos abriram os jogos da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, ambos com importância em diferentes partes da tabela de classificação. O duelo entre Ceará e Athletico Paranaense poderia mudar composição do G4 e também importante na briga pelo rebaixamento, neste quesito de interesse apenas para o Vozão que trava uma luta quase isolada contra o Cruzeiro pela permanência na primeira divisão. No outro jogo, o Botafogo praticamente livre do risco do rebaixamento enfrentou o Internacional que por sua vez ainda busca uma vaga para a Copa Libertadores da América 2020.
O Ceará estreando o técnico Argel Fucks encarou o embalado Athletico que faz uma campanha fantástica no 2º turno como o segundo melhor clube em desempenho conquistando 33 pontos, atrás apenas do campeão Flamengo, que somou tem 42. Além disso, os paranaenses não sabem o que é perder há 10 jogos, com três empates e sete triunfos sendo quatro em sequência nas últimas quatro rodadas mesmo sem ter anunciado o substituto de Tiago Nunes que caminhou em direção do Corinthians.
Quando a bola rolou, ainda que o Athletico tenha colocado em campo um time com oito reservas, a dificuldade foi total especialmente no primeiro tempo onde a partida foi de puro equilíbrio. No segundo tempo, o Ceará tomou coragem foi para frente notadamente após a expulsão do atacante Vitinho, e conseguiu abrir o placar com Mateus Gonçalves. Quando a vitória parecia certa, o Furacão empatou com o lateral-direito Madson, cria da divisão de base do Bahia. O Vozão amarou um empate de 1 x 1 que tem gosto e sabor de derrota pela necessidade de conquista os três pontos para manter um ponto de distância do Cruzeiro que ainda enfrenta o Vasco da Gama na segunda-feira encerrando os jogos da rodada.
Com o resultado de empate, o Ceará agora com 38 pontos segue na décima sexta posição, dois pontos além do Cruzeiro que pode ultrapassá-lo na hipótese de triunfo em cima do Vasco. Já Athletico somou 60 pontos, supera o Grêmio e assume a quarta posição na tabela de pontuação. Na seqüência, o Ceará novamente na Arena Castelão encara o Corinthians às 19h30 da próxima quarta-feira. No mesmo dia e horário, porém, na Arena da Baixada, o Athletico enfrenta o Santos
JOGOS DA 36ª RODADA – SÉRIE A
Sábado, 30/11
19h00 – Ceará 1 x 1 Athletico
19h00 – Botafogo 0 x 1 Internacional
Domingo, 1/12
16h – Palmeiras x Flamengo
16h – Avai x Fluminense
16h – Goiás x Fortaleza
18h – Atlético-MG x Corinthians
18h – CSA x Bahia
19h – Grêmio x São Paulo
19h – Santos x Chapecoense
Segunda-feira – 2/12
20h – Vasco x Cruzeiro