Série D pode ter confronto entre clubes baianos nas quartas de final

Se avançarem das oitavas, clubes baianos vão se encontrar nas quartas

Fotos: Divulgação / Flu de Feira e Jacuipense

Se não fosse a punição imposta pelo STJD ao Bahia de Feira que perdeu 3 pontos pela escalação irregular do jogador Edimar e acabou desclassificado, certamente hoje teríamos todos os quatro clubes baianos vivos na briga pelo acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Jacuipense e Flu de Feira foram os primeiros a carimbar seus passaportes para as oitavas de final da Série D, na última quinta-feira. Um dos destaques da fase de grupos, o Leão do Sisal conseguiu uma classificação heroica. Após tomar 2 a 0 no jogo de ida, e começar o de volta perdendo por 1 a 0, o time de Riachão do Jacuípe virou e venceu por 3 a 1 o Central-PE no Eliel Martins, levando a decisão para disputa por pênaltis e vencendo por 5 a 3. O adversário do Jacuipense será o América-RN que despachou o América-PE neste domingo, vencendo por 2 a 0, após perder por 1 a 0 na ida. O primeiro duelo será em Natal, ainda sem data definida.

 

O Fluminense de Feira, por sua vez, também foi guerreiro. Segurou um empate por 1 a 1 em Pernambuco, e na volta, atuando diante do seu torcedor, no Joia da Princesa, em Feira de Santana, venceu o Salgueiro-PE por 1 a 0, com gol do atacante Peixoto aos 47 minutos do segundo tempo. Nas oitavas, o Touro do Sertão enfrentará o Itabaiana que goleou o ASA por 4 a 1 após tomar 2 a 0 fora de casa. O primeiro encontro será no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana e o segundo em Sergipe.

O último a garantir vaga foi a Juazeirense e também de forma dramática, como o Jacuipense. Após vencer no Adauto Moraes, por 1 a 0, o Cancão de Fogo foi derrotado por 1 a 0 no Estádio Pedro Alves Nascimento, com gol de Luiz Fernando, porém, na disputa por pênaltis, venceu por 5 a 4 e avançou de fase. Após o término, os jogadores dos doistimes se desentendem no gramado. Muita confusão, briga. Precisou a Polícia Militar intervir com gás de pimenta no gramado. Nas oitavas, a equipe de Juazeiro enfrentará o Iporá de Goiás. A primeira partida será com mando do time baiano.

VEJA TODOS OS CONFRONTOS

São Raimundo-PA x Manaus
Bragantino-PA x Floresta
América-RN x Jacuipense
Flu de Feira x Itabaiana
Juazeirense x Iporá
Vitória-ES x Ituano
Boavista x Brusque
Caxias x Cianorte

CORREÇÃO: Na próxima fase, os 8 clubes classificados para a Quarta Fase formarão o Bloco III, cujo bloco será ordenado conforme a soma de pontos de cada clube nas 3 (três) primeiras fases (melhor campanha); os confrontos obedecerão ao seguinte critério: o primeiro enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo e assim sucessivamente. Os vencedores dos 4 (quatro) grupos estarão classificados para a Quinta Fase e já garantirão o acesso para a Série C de 2020. Os quatro melhores posicionados no Bloco III farão a segunda partida do confronto como mandantes.

Vale relembrar: A Série D iniciou com 68 clubes distribuídos em 17 grupos com quatro times cada. Na primeira fase, os clubes se enfrentaram em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados avançaram de fase. Na segunda fase, os 32 clubes classificados separados em dois blocos se enfrentam em jogos de ida e volta, alguns já definidos. Nas fases seguintes, também teremos sempre mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C. Os finalistas ainda decidirão o título da edição 2018.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário