Em mais uma edição do que é corretamente considerado o maior clássico do Nordeste, Bahia e Vitória se enfrentam hoje à tarde na Arena Fonte Nova dando sequência a 3ª rodada da Copa do Nordeste, iniciada ontem à tarde com a realização de três jogos, registrando como surpresa a derrota do Fortaleza para o Botafogo-PB no Estádio Almeidão. Aliás, o revés do time cearense proporciona e abre uma janela ao Bahia de possibilidade de liderar o grupo B com certa folga caso obtenha os três pontos, ou até um simples empate, já que o Ceará concorrente do tricolor no grupo só jogará pela rodada no próximo sábado (9) enfrentando o Altos-PI.
O mesmo não acontece com o Esporte Clube Vitória que ainda não venceu no torneio e soma apenas dois pontos. Para assumir a liderança do Grupo B, o Leão precisa somente do triunfo, desta forma, iguala o número de pontos do Salgueiro, hoje líder com 5 pontos. Com os mesmos 2 pontos do Vitória e uma posição abaixo, o CRB também está de olho na ponta da tabela. O time alagoano enfrenta o Moto Club, às 19h30, no Rei Pelé.
O Bahia chega ao duelo deste domingo na Arena Fonte Nova após vencer com seu time principal o Santa Cruz em plena Arena Pernambuco pelo placar de 3 x 1, no entanto, chega também ressabiado pela derrota no meio da semana para o Bahia de Feira pelo torneio da Federação Baiana de Futebol com seu time reserva. Enquanto o Vitória utilizando-se de um time TIPO B, apenas empatou com Moto Club pelo placar de 1 x 1 pela Copa do Nordeste e pelo mesmo placar empatou com o Jacuipense pelo Campeonato Baiano.
TABU INDIGESTO
O Vitória amarga 10 jogos jogos sem vencer o Bahia, maior sequência invicta do dérbi no século XXI. O último triunfo aconteceu no dia 27 de abril de 2017, duelo de ida das semifinais da Copa do Nordeste de 2017, pelo placar de 2 a 1, no Barradão. Ainda assim, acabou eliminado na sequência pelo rival que terminou como campeão do torneio regional naquele ano vencendo na final do Sport-PE. De lá para cá, foram quatro empates e seis triunfos do Esquadrão sobre o Leão.
No último encontro, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Vitória na época treinado por João Burse – que substituiu Carpegiani – empatou em 2 x 2 com o Bahia, no estádio do Barradão, resultado que acabou contribuindo mais tarde para a queda do Leão. Já pelo primeiro turno da Série A, quando ainda era comandado pelo treinador Vagner Mancini, o rubro-negro foi goleado por 4 x 1, no dia 4 de julho, na Arena Fonte Nova, pela 14ª rodada da competição.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
EC BAHIA
A tendência é que o técnico Enderson Moreira repita o time que venceu a Juazeirense (7 x 1) e Santa Cruz (3 x 1), no entanto, o treinador pode promover mudanças, no meio-campo e ataque. Ainda sem mostrar a que veio, o atacante Rogério (titular contra Juazeirense e Santa Cruz) pode ceder seu lugar para o meia Shaylon. Já o volante Douglas Augusto pode aparecer no lugar de Flávio. Seguem como desfalques Elton, em tratamento no departamento médico, e Yuri, se recuperando de cirurgia no joelho.
Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Jackson e Moisés; Gregore e Flávio (Douglas Augusto); Rogério (Shaylon), Guilherme e Artur; Gilberto.
Há expectativa pela reestreia do atacante Fernandão que está regularizado e à disposição. Ele, porém, não atua desde novembro e deve ficar no banco já que não tem condições de atuar os 90 minutos. Além disso, as chances de entrar na partida também são remotas. O técnico Enderson Moreira já avisou que não adianta a torcida gritar o nome do jogador no intervalo.
EC VITÓRIA
Com os desfalques do zagueiro Bruno Bispo (suspenso pela expulsão contra o Moto Clube) e dos laterais-esquerdos Arroyo (suspenso pelo STJD após ser expulso em jogo do sub-23 em 2018) e Marcelo Benítez (lesionado), o treinador rubro-negro terá dor de cabeça para armar a equipe, isso porque na falta dos laterais, Bispo poderia ser escalado na posição.
Uma possibilidade seria transportar Jéferson da direita para a esquerda e promover a estreia do lateral-direito Matheus Rocha, de 20 anos, que chegou por empréstimo do Palmeiras, foi regularizado e relacionado. No entanto, Chamusca também pode optar por utilizar o lateral Wellisson, de 19 anos, cria da divisão de base do Leão e que atua nas duas laterais. Uma outra possibilidade seria escalar Ramon na lateral-direita (posição que atuou algumas vezes no ano passado) e Jéferson seria deslocado para a esquerda. Rodrigo Andrade também pode ser utilizado por ali.
Ronaldo; Jéferson (Matheus Rocha ou Ramon), Edcarlos, Thales e Wellisson (Jéferson ou Juninho); Leandro Vilela e Wesley Dias; Ruy, Yago e Andrigo; Léo Ceará.
Jogos da 3ª rodada da Copa do Nordeste:
Sábado (02/02)
16h00 – Botafogo-PB 1 x 0 Fortaleza-CE
16h00 – Salgueiro-PE 1 x 1 Náutico-PE
16h00 – Santa Cruz-PE 1 x 0 ABC-RN
Domingo (03/02)
17h00- Bahia x Vitória (Transmissão na Fox Sports)
17h00- Confiança x Sergipe
19h30- CRB-AL x Moto Club-MA
19h30- Sampaio Correa-MA x CSA-AL
Sábado (09/02)
16h00- Ceará-CE x Altos-PI