Bahia e Botafogo se enfrentam pela 4ª vez em 2018. Veja o histórico geral

Duelo é marcado pelo equilíbrio

Após a decisão pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, Bahia e Botafogo voltam a se encontrar, agora pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, um duelo que – apesar de não ser mata-mata – não deixa de ser uma decisão, afinal, vale SEIS pontos que se somados serão importantes na luta para se afastar da zona de rebaixamento e também por uma vaga na zona de classificação para a Sul-Americana.

Botafogo e Bahia aparecem colados na tabela de classificação da Série A e brigando por uma vaga entre os 12 primeiros. O time carioca é o 12º colocado com 35 pontos, enquanto o Tricolor Baiano surge um degrau abaixo, em 13º com 35, mesma pontuação do Vasco (14º) e há 3 pontos do Z-4 que tem como primeiro listado o Ceará, com um jogo a mais que os demais.

HISTÓRICO ABAIXO



No histórico geral de confrontos entre Botafogo e Bahia, ambos já se encontraram 62 vezes, entre competições oficiais e amistosos. O Tricolor venceu 20, perdeu 21 e empatou outros 21 jogos. Marcou 63 e sofreu 73 gols. No entanto, a última derrota acabou terminando em comemoração do Esquadrão que eliminou o Fogão da Sul-Americana nos pênaltis em pleno Nilton Santos.

Em Brasileiros, foram 40 jogos e há equilíbrio: 14 triunfos do Bahia, 12 do Botafogo e 14 empates. O alvinegro marcou 47 gols e o Bahia, 44. Jogando no Rio de Janeiro foram 19 partidas oficiais. O Botafogo venceu seis, o Bahia, quatro e houve nove empates. O time carioca marcou 27 gols e o tricolor, 20.

A primeira partida oficial entre as equipes ocorreu no dia 17 de outubro de 1963, pela semifinal da Taça Brasil. Na Fonte Nova, o Tricolor venceu por 1 a 0, gol do atacante Miro. Na ocasião, o Bahia eliminou o adversário e fez a final contra o Santos, mas o time da Vila Belmiro acabou ficando com o título.

No Brasileirão de 2017 foram dois triunfos para o Botafogo: 2 a 0, no estádio Nilton Santos, e 2 a 1 na Fonte Nova. Este ano as equipes se enfrentaram no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Na Fonte, a partida terminou 3 a 3, com gols de Régis, Vinícius e Allione (Bahia); Kieza (2) e Léo Valencia (Botafogo).

Ambos se enfrentaram também pela Copa Sul-Americana. No jogo de ida, triunfo tricolor por 2 x 1 com gols de Ramires e Clayton. Pimpão fez para o Fogão. Na partida de volta, o Botafogo devolveu a derrota, vencendo por 2 x 1 e levando a decisão para os pênaltis. Edigar marcou o gol no tempo normal. Nas penalidades, brilhou o goleiro Douglas com duas defesas, colocando o Bahia nas quartas de final da competição.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário