A tarefa do Flamengo hoje à noite era uma das mais complexas. Vencer o Cruzeiro por 3 x 0 para avançar pela via rápida até quartas de final da Taça Libertadores da América, outra opção, essa mais realista, seria devolver a derrota de 2 x 0 sofrida no jogo de ida realizado no Maracanã para levar a solução do impasse para as cobranças das penalidades máximas. Convenhamos, uma tarefa difícil naturalmente, somada a isto o já demonstrado declínio rubro-negro no próprio Campeonato Brasileiro.
E não é que o Flamengo tentou? Ainda que inferior na integralidade do tempo, com o Cruzeiro desperdiçando diversas oportunidades de gol, o time carioca venceu pelo placar de 1 x 0 com Léo Duarte fazendo o único gol da partida no meado do 2° tempo, no entanto, o placar foi insuficiente para barrar o avanço do time mineiro pelo placar agregado de 2 x 1. Assim, o Cruzeiro enfrentará na seqüência da competição o Boca Junior da Argentina ou Libertar do Paraguai
Chances bem maiores para o clube argentino que no primeiro jogo realizado na La Bombonera venceu pelo placar de 3 x 1 abrindo uma enorme vantagem, podendo perder por um gol de diferença ou até mesmo por dois gols de diferença, mas a partir de 3 a 1, já que os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. Ao Libertad resta ganhar por três ou mais gols de vantagem para se classificar diretamente ou devolver os 2 a 0 e forçar a disputa de pênaltis. O jogo acontece nesta quinta-feira no Estádio Dr. Nicolás Leoz em Assunção
Já o Flamengo se despede da competição e volta às atenções para as quartas de final da Copa do Brasil onde enfrentará o Corinthians.
Os times voltam ao campo de jogo no próximo Domingo, agora pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro com o Flamengo encarando o Ceará às 11h no Estádio do Maracanã. No mesmo dia, porém, às 16h novamente no Estádio do Mineirão, o Cruzeiro encara o Internacional de Porto Alegre vice-líder da competição.
Veja o gol
Resultados
Independiente 3 x 0 Santos
Santos 0 x 0 Independiente (Santos eliminado)
Estudiantes 2 x 1 Grêmio
Grêmio 2 x 1 Estudiantes (Grêmio classificado nos pênaltis: 5 x 3)
Colo-Colo 1 x 0 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Colo-Colo (Timão eliminado)
Flamengo 0 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 1 Flamengo (Cruzeiro classificado)
Cerro Porteño 0 x 2 Palmeiras
Palmeiras x Cerro Porteño (quinta-feira)